Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CRIME CIBERNÉTICO: PF PRENDE 80 PESSOAS DURANTE OPERAÇÃO TRILHA

29/05/2009

A Polícia Federal já prendeu 80 pessoas durante a operação Trilha - deflagrada nesta quinta-feira (28/5). Os presos são acusados de desviarem dinheiro pela internet, clonagem de cartões de crédito e cheques.

A operação Trilha aconteceu simultaneamente em 12 Estados, além do Distrito Federal. Mais de 600 policiais foram mobilizados para cumprir 136 mandatos de busca e apreensão e 139 prisões. A PF espera que até o final do dia que o número de prisões aumente.

Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, o superintendente da PF do Distrito Federal, Disney Rosseti, afirmou que dos 80 presos, seis eram programadores que criavam os softwares para capturar as senhas dos correntistas pela internet. O valor desviado ainda não foi divulgado pelo órgão. ?Só um dos alvos conseguiu apurar mais de R$ 1 milhão em um mês?, disse Rosseti. Os criminosos têm idades entre 20 e 30 anos e são de classe média.

O superintendente disse ainda que mais da metade dos criminosos é reincidente e, especificamente, em crimes cibernéticos. Um deles tem mais de 60 passagens pela polícia.

Em Virgínia (EUA) também foi presa uma pessoa que desviava dinheiro pela internet.

A operação Trilha é resultado de 15 investigações que aconteceram simultaneamente durante um ano. Rosseti disse que mais de 500 pessoas foram identificadas, sendo que 1,5 mil são cidadãos comuns. ?De vários crimes que foram cometidos eles seriam impossíveis de ser praticados sem a ajuda do cidadão comum que empresta a sua conta corrente ou cartão de crédito a troco de R$ 200?, informou o delegado.

Por meio dessas contas que os crackers desviavam dinheiro dos correntistas, pela internet, e conseguiam sacar nos caixas eletrônicos. ?Essas pessoas serão todas indiciadas?, afirmou.

Rosseti alertou sobre os cuidados que os usuários devem ter na internet. ?Não abrir e-mails de instituições financeiras pedindo para recadastrar seus dados. É desta forma que eles (crackers) conseguem enviar trojans e vírus para pegar os dados bancários?.

A operação Trilha acontece nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Tocantins e Goiás.
 
 
 
Fonte: Wnews

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar