Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL APRESENTA PROCESSADOR COM OITO NÚCLEOS

28/05/2009

A Intel apresentou , na terça-feira (26/05), o novo processador da linha Xeon, que leva o codinome Nehalem-EX. O processador possui oito núcleos dentro de um chip, com suporte a 16 threads e 24 Mb de cache cada um. No total, a capacidade é de 128 threads Com esses atributos, a empresa promete um avanço significativo no poder de processamento, com menor consumo de energia.

O hardware foi desenvolvido com funcionalidades embarcadas de virtualização, com foco na consolidação de servidores, execução de aplicativos virtualizados, softwares corporativos pesados e ambientes de computação gráfica. Para atingir eficiência nessas áreas, o Nehalem dobrou a capacidade de memória para até 16 slots e oferece até nove vezes a largura de banda de memória da geração anterior da plataforma Xeon 7400.

Outra vantagem do processador é a redução do consumo de energia. ?Dados internos mostram que a economia potencial de energia em um ambiente de data center é de 40% com os novos processadores. Apesar disso, o desempenho é 200% maior para processamento de banco de dados de cálculos de ponto flutuante e 250% maior para cálculos de ponto inteiro?, afirma Reinaldo Affonso, diretor de desenvolvimento tecnológico da Intel para a América Latina.

A otimização do consumo de energia ocorre graças aos 15 estados diferentes de execução do processador, de acordo com a demanda de processamento. Alguns núcleos podem ser desligados e chegar a consumo zero em momentos de baixa utilização. ?É um atributo importante não só para TI verde, mas também para locais onde as empresas não conseguem contratar energia elétrica adicional por indisponibilidade da rede?, diz Affonso.

De acordo com o executivo, o grande diferencial para os fabricantes de servidores e consumidores é a plataforma padronizada, que reduziu custos de desenvolvimento junto aos fabricantes, revertendo-se em custos menores também para o consumidor final. ?Além disso, a velocidade para a entrada do produto no mercado é muito maior?, completa.

Os processadores serão entregues para os fabricantes no segundo semestre deste ano e os servidores devem chegar ao mercado a partir do primeiro trimestre de 2010.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar