Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK VENDE PARTICIPAÇÃO A FUNDO DE INVESTIMENTO POR US$ 200 MILHÕES

27/05/2009

A rede social Facebook levantou 200 milhões de dólares com a venda de 19,6% de suas ações à empresa de investimentos Digital Sky Technologies (DST), que investe especialmente em empresas de internet da Rússia e da Europa Oriental.

Com o novo investimento a rede social norte-americana está avaliada em 10 bilhões de dólares. A soma é um terço inferior ao valor da empresa em outubro de 2007, quando vendeu 1,6% de sua participação para a Microsoft por 240 milhões de dólares.

Além da compra de ações, a DST anunciou, nesta terça-feira (26/5) que pretende oferecer pelo menos 100 milhões de dólares por ações ordinárias - ações que dão poder de voto - dos atuais acionistas do Facebook. O investimento da DST não envolve participação da empresa no conselho do Facebook.

Isto deve facilitar a liquidez das ações de funcionários atuais e ex-empregados da companhia, afirmaram a DST e o Facebook, acrescentando que os potenciais candidatos a obterem participação acionária na rede social terão informações detalhadas em meados deste ano.

A rede social informa ter escolhido o investidor, que tem escritórios em Londres e Moscou, pela experiência internacional da empresa, tendo em vista que 70% dos usuários do Facebook estão fora dos Estados Unidos.

O principal executivo do Facebook, o Chief Executive Officer (CEO), Mark Zuckerberg, ressaltou que o Facebook não estava enfrentando pressões financeiras para aceitar a oferta da DST. Em novembro do ano passado, o executivo respondeu a rumores declarando que a rede social não estava desesperada por dinheiro.

O Facebook apresentou lucro EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) por cinco trimestres consecutivos, e um crescimento em sua receita de 70% ao ano, informou Zuckerberg. A companhia espera atingir um fluxo de caixa positivo em 2010, o que, segundo o executivo, poderia acontecer mesmo sem o novo aporte.

"O financiamento vai servir como uma injeção de caixa para suportar nosso contínuo crescimento", declarou Zuckerberg. De acordo com o CEO do Facebook, não há planos específicos para comentar no momento, mas afirmou que a empresa ganha flexibilidade e que o "capital extra" pode bancar novas ações estratégias.
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar