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ENCURTADOR DE ENDEREÇO GANHA VALOR COM TWITTER E CELULARES

18/05/2009

Encolher é um grande negócio. Pelo menos, quando se trata de caminhos da internet.

Os sites que diminuem o endereço para um lugar na rede, como o TinyURL, nunca foram tão populares.

Reprodução
Migre.me, que encurta endereços e mostra atalhos populares para os internautas
Migre.me, que encurta endereços e mostra atalhos populares para os internautas

Afinal, estamos em tempos de Twitter, que limita o tamanho das mensagens a 140 caracteres, e de teclados de celulares diminutos --que tornam maçante a digitação.

O TinyURL, por exemplo, pega um endereço de qualquer tamanho e o transforma em algo com cerca de 20 caracteres.

O primeiro passo é copiar o endereço a ser reduzido. Em seguida, é necessário colar o caminho na caixinha central em tinyurl.com.

O atalho ficará com tinyurl.com no começo e uma sequência de letras ou um texto que o usuário define em seguida.

Dessa forma, quem digitar tinyurl.com/poemarobo (criado pela reportagem) vai ser redirecionado para www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u562590.shtml.

A ascensão do Twitter, que demanda endereços curtos, fez com que esses serviços ganhassem visibilidade. Já a atual dinâmica publicitária e de marketing da internet fez com que emergissem serviços atrelados a esses encurtadores.

Ambos os fatores aparecem em um redutor nacional: o migre.me.

Criado por Jonny Ken Itaya, ele já decepou letrinhas de cerca de 240 mil endereços desde que foi lançado, em fevereiro deste ano.

"Esse número cresce cerca de 5% ao dia", disse Itaya.

Mas não foi preciso passar meses para o migre.me mostrar que esse tipo de recurso tinha demanda. Bastaram horas. Logo depois de lançado, o site caiu pelo excesso de tráfego.

Hoje, apesar de problemas pontuais, o serviço é estável: fez parceria com o serviço de hospedagem Brasil Hosting e não saiu mais do ar, de acordo com Itaya.

Além de diminuir o tamanho dos links, o migre.me usa os dados de cliques em seus atalhos para criar um portal que resume as ações dos usuários.

Essa característica não só o difere do TinyURL, como o torna exemplo de uma nova geração de encurtadores que serve como ferramenta para auferir o desempenho de pessoas e marcas como disseminadoras de links.

Essa habilidade é importante para publicitários, empresas de comunicação e companhias que desejam medir o impacto de suas ações, de acordo com o editor do blog sobre mecanismos de busca Search Engine Land Danny Sullivan. "O monitoramento é importante", disse ao "The New York Times".

Quem entra em migre.me consegue ver os últimos links que usaram a ferramenta colocados no Twitter e saber quais são os caminhos que estão sendo mais clicados.
 
 
 
Fonte: Folha

 
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