Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SPAM DE IMAGEM VOLTA À ATIVA

13/05/2009

Spam de imagem volta à ativa
Depois de praticamente sumirem em 2007, os spams de imagem voltaram à ativa nos últimos dois meses, alertaram pesquisadores da IBM no blog Frequency X.

Os spams de imagem atingiram pico entre o final de 2006 e o início de 2007, chegando a responder por quase 45% do total das mensagens indesejadas na época.

A partir do fim do primeiro trimestre de 2007, este tipo de spam entrou em forte declínio, estabilizando-se em menos de 5% no ano passado.

Porém, desde o final de março deste ano, os pesquisadores vêm detectando um novo aumento na circulação dos spams de imagens. No final de abril, eles já estavam respondendo por quase 25% do total de mensagens indesejadas.

Os novos spams não usam técnicas diferentes das do passado. Eles não trazem links clicáveis, apenas pedem que o usuário visite um site, digitando manualmente o endereço no navegador.

Mas ao contrário de 2007, quando o tema mais explorado eram investimentos financeiros, com a crise financeira, os spammers estão usando anúncios de remédios para atrair os internautas.

Tecnicamente, a maior parte dos filtros deve ser capaz de barrar este tipo de spam, já que eles não diferem muito das versões antigas, segundo os pesquisadores.

Mas eles admitem que é curioso que um tipo de spam teoricamente ultrapassado entre em voga novamente. Eles especulam que testes feitos pelos spammers possam ter mostrado que os filtros de spam estavam vulneráveis ou simplesmente estavam sem idéias.

Os especialistas se questionam: seria um indício de que os spams em PDF ou MP3 possam tentar voltar também?
 
 
 
Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar