Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD NÃO TEM MAIS CHIPS DE DOIS NÚCLEOS; PREÇOS DA LINHA OPTERON CAEM

30/04/2009

A AMD descontinuou os processadores de núcleo duplo da sua linha de produtos e também cortou preços de alguns chips Opteron em até 43%. Os Opteron de núcleo duplo eram parte dos antigos processadores para servidores, mas não constam mais na lista de preços publicada pela fabricante nesta terça-feira (28/04). A medida faz com que a AMD tenha, agora, apenas processadores com quatro núcleos em sua linha para servidores.

A companhia, porém, ainda oferece chips Athlon e Phenom de dois núcleos para desktops e laptops, além do Phenom de três núcleos para micros de mesa.

A AMD também cortou os preços de alguns chips para servidores Opteron. O modelo Opteron 2374 HE, por exemplo, teve seu preço diminuído em 43% para 255 dólares, enquanto o Opteron 8376 HE teve corte de 35% para 989 dólares. Os cortes foram iniciados no final da última semana com a introdução dos processadores Opteron HE de quatro núcleos, afirmou uma porta-voz da empresa.

Os chips HE são parte da linha de produtos Opteron da empresa que atende pelo codinome Shangai. A linha se posiciona entre os chips EE de baixo consumo e de alto desempenho SE.

Os chips Shangai consomem entre 40 watts e 105 watts e operam com velocidades que variam entre 2,1 GHz e 3,1 GHz.

O fim de chips de núcleo duplo para servidores é um passo incremental na estratégia de fabricantes em adicionar mais núcleos para melhorar o desempenho dos processadores enquanto reduzem o consumo de energia.

A AMD deverá lançar o chip Opteron de 6 núcleos, que atende pelo codinome Istanbul, em maio. A companhia também planeja uma versão com 12 núcleos, sob o codinome Magny-Cours, em 2010. Ambos usarão o processo de fabricação de 45 nanômetros.

Para tentar pular à frente da Intel na guerra dos núcleos, a AMD também afirmou na semana passada que lançaria um chip com codinome Interlagos em 2011 que terá entre 12 e 16 núcleos.

A Intel oficialmente anunciou o Xeon de 8 núcleos, chamado de Nehalem-EX, para 2010.
 
 
 
 
Fonte: Pc World

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar