Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SUPERCOMPUTADOR DA IBM WATSON DESAFIARÁ HUMANOS EM PROGRAMA DE TV

28/04/2009

A IBM anunciou nesta segunda-feira (27/04) que levará seu supercomputador com inteligência artificial Watson para competir com seres humanos em um programa de TV.

O supercomputador tem capacidade de analisar questões complexas e elaborar respostas a ponto de poder competir com humanos do Jeopardy!, programa de perguntas e respostas da televisão norte-americana, afirma a IBM.

O Watson está na fase final de desenvolvimento e o sistema de respostas a questões já tem sido trabalhado há dois anos. A máquina tem tecnologias de processamento natural de linguagem e análise do significado por trás das palavras.

Com isso, o Watson consegue identificar conteúdos relevantes ou não, interpretar expressões ambíguas, descompor perguntas em sub-perguntas e sintetizar informações para formar uma resposta.

A IBM acredita que o supercomputador terá uma ótima oportunidade de mostrar seu potencial respondendo às perguntas do apresentador Alex Trebeck. A IBM ainda não divulgou quando será a gravação do programa com a participação do Watson.

Não é a primeira vez que a IBM coloca um supercomputador próprio em um desafio com humanos. Em 1996, o Deep Blue desafiou o russo Garry Kasparov, em desafio repetido no ano posterior com uma versão do supercomputador melhorada pela IBM.
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar