Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK DERRUBA CONTAS LIGADAS AO GOVERNO DA CHINA POR FAKE NEWS

12/2/2021

Entre os grupos que tiveram suas redes derrubadas estão o grupo extremista Hamas, estatais chinesas e militantes antivacina.

A queda das redes de desinformação foi publicada no relatório mensal de ameaças da empresa. Segundo o The Washington Post, isso demonstra como a plataforma é um enorme campo de batalha, onde governos e grupos extremistas tentam a todo custo manipular a opinião pública.

O Facebook não deu detalhes sobre as redes que foram derrubadas, como o número de usuários atingidos por suas campanhas de desinformação. Isso impede, por exemplo, uma avaliação mais aprofundada sobre o tamanho da influência dessas redes na vida das pessoas.

Falsas origens do vírus
A operação foi desencadeada após um relato falso, de uma conta que alegava ser um biólogo suíço. No relato, o fraudador declarou que os Estados Unidos estavam forçando cientistas da OMS a culpar a China pela origem do vírus da Covid-19.

Pouco tempo depois da postagem, duas grandes organizações de mídia estatais da China, o Global Times e o People’s Daily, iniciaram uma cobertura sobre a história, que foi criada por perfis sabidamente falsos.

Inicialmente, o Facebook recebeu relatórios sobre a conta falsa do suposto biólogo. Porém, rapidamente foi descoberto que o perfil fazia parte de uma rede de desinformação composta por centenas de outras pessoas falsas, incluindo atores da China e até empresas estatais.

O Facebook não informou se a operação havia sido organizada pelo governo da China. Porém, de acordo com especialistas ouvidos pelo The Washington Post, é muito provável que a rede seja parte de um esforço coordenado do alto comando chinês.

 

Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar