Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TIKTOK ANUNCIA MEDIDAS DURAS CONTRA BOATOS E DESAFIOS PERIGOSOS

11/19/2021

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (17) que tomará medidas mais enérgicas para combater a disseminação de boatos e desafios perigosos dentro da plataforma. Além das famosas dancinhas, que são inofensivas, na maioria das vezes, o TikTok também tem alguns desafios um pouco perigosos.

Um exemplo disso é o “desafio da caixa de leite”, que fez bastante sucesso em durante esse ano e gerou uma série de feridos. Na “brincadeira”, são empilhadas várias caixas de leite (aqui no Brasil, são as caixas que usamos em feiras) e tentam subir nessa pilha, como se fosse uma escada.

De boas intenções…
Porém, ao alertar sobre desafios perigosos, alguns pais e parentes de crianças acabam fazendo com que eles tomem conhecimento de desafios que sequer são populares na plataforma. Outros, ainda, acabam por espalhar boatos sobre desafios que seriam perigosos, mas sequer existem.

Para embasar as novas medidas, o TikTok encomendou uma pesquisa com mais de 10.000 pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Entre os entrevistados, estão adolescentes, pais e professores. No levantamento, a rede descobriu que os jovens não são muito propensos a desafios perigosos.

Os adolescentes foram questionados sobre qual o nível de risco dos desafios que eles haviam visto online recentemente. Isso levava em conta não só o conteúdo visualizado no TikTok, mas também em outras redes sociais.

Perigo não é atrativo

De todos os jovens ouvidos, 31% disse ter dado audiência para algum desafio online. Desses, 48% disseram que os desafios vistos não tinham nenhum risco, 32% afirmaram que havia algum risco, mas que era baixo. E 14% descreveram os desafios que visualizaram como perigosos ou arriscados.

Outros 3% disseram ter visto um desafio “muito perigoso”, porém, apenas 0,3% afirmaram que participaram de algum desafio que pudesse ser classificado dessa forma. O estudo também descobriu que boa parte dos adolescentes buscam por mais informações antes de participar de um desafio potencialmente perigoso.

Jovens estão atentos
46% dos adolescentes ouvidos disseram sempre procurar mais informações antes de fazer um desafio perigoso do TikTok. Outros 31% disseram ter sido impactados por boatos sobre desafios fraudulentos que envolveriam automutilação e, até mesmo, suicídio.

Entre os adultos, 37% relatou ter dificuldade em alertar seus filhos sobre desafios com automutilação e boatos de suicídio sem despertar curiosidade dos adolescentes para esse conteúdo. O TikTok afirmou que já remove esses boatos e toma outras medidas para limitar a disseminação deles, mas planeja fazer mais.

Entre as medidas anunciadas pela rede, estão a remoção de vídeos que contenham alertas alarmistas sobre falsos desafios de automutilação. Segundo o TikTok, mesmo quando esses avisos são compartilhados com a melhor das intenções, acaba impactando negativamente o bem-estar dos adolescentes.

Essas ações buscam fazer com que boatos como o do desafio da Momo ou da Baleia Azul não se espalhem da mesma forma que se espalharam há alguns anos. Em ambos os casos, a propagação do boato foi muito maior do que os perigos desses conteúdos em si.

 

Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar