Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MENSAGEM COM PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MERCADO LIVRE É GOLPE VIRTUAL

7/19/2021

Tela inicial Mercado Libre

Criminosos virtuais novamente têm usado o nome de uma grande empresa para aplicar golpes virtuais e roubar dados por meio do WhatsApp. Desta vez, golpistas têm usado uma falsa promoção de aniversário de 20 anos do Mercado Livre, em que estariam sendo distribuídos presentes em comemoração às duas décadas da empresa de comércio virtual.

Na mensagem, que tem circulado pelo WhatsApp, o usuário é levado a pensar que ganhou a chance de participar de uma promoção. Para concorrer a prêmios, seria necessário clicar em um link e responder a um questionário. No texto, era dito que restava uma certa quantidade de produtos.

Em nota, o Mercado Livre informou à Agência Lupa que o sorteio mencionado é uma publicidade enganosa e não tem nenhuma ligação com a empresa, eles também informaram que uma equipe interna já está averiguando o caso. O Mercado Livre também lembrou que usa somente seus canais oficiais para entrar em contato com seus compradores e vendedores.

Golpe internacional?

A página que leva para o falso presente indica que a promoção seria em comemoração de 20 anos do “Mercado Libre”, que é o nome que a empresa, que tem origem na Argentina, usa nos outros mercados em que opera, como seu país natal, Uruguai, Bolívia, Colômbia e outros países de língua espanhola da América Latina e do Caribe.

Além disso, o Mercado Livre completa 22 anos em agosto de 2021, uma vez que foi fundado em agosto de 1999, ou seja, a empresa completou 20 anos em 2019. Quando entra no site, o usuário é levado a informar uma série de dados a possíveis golpistas, informações que podem ser utilizadas para ações ilícitas.

Esse tipo de golpe, porém, não é incomum, e, em geral, são usados nomes de grandes empresas para dar um ar de seriedade à mensagem e induzir usuários menos instruídos a pensarem que realmente se trata de uma promoção real. Companhias como Americanas, Submarino, Coca Cola, McDonald’s e Burger King já tiveram seus nomes envolvidos em falsas promoções desse tipo.

 

Fonte: Olhar Digital

 

 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar