Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Humor


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MEU IPHONE É À PROVA D’ÁGUA? E RESISTENTE A POEIRA?

6/28/2021

Desde o iPhone 7, a Apple oferece algum tipo de proteção contra respingos, água e poeira nos seus smartphones. Para fazer esses testes, a empresa se baseia nos padrões internacionais aprovados pela Comissão Eletrotécnica Internacional (International Electrotechnical Commission, ou IEC).

Apesar de contarem com um certo tipo de proteção — como veremos a seguir —, não é recomendável que você tome banho com o iPhone, mergulhe ele de forma intencional, use-o em ambientes com condições de umidade extrema, entre outros cenários que podem prejudicar o aparelho.

Diferenças entre os tipos de classificação

O código que define o grau de proteção IP é composto por dois dígitos. O primeiro se refere às partículas sólidas, enquanto o segundo ao meio líquido. Nos padrões da IEC, a profundidade e o tempo de imersão não são descritos com tanta precisão.

Eis as proteções relacionadas ao primeiro dígito:

  1. Proteção contra objetos sólidos com 50mm de diâmetro ou mais
  2. Proteção contra objetos sólidos com 12,5mm de diâmetro ou mais
  3. Proteção contra objetos sólidos com 2,5mm de diâmetro ou mais
  4. Proteção contra objetos sólidos com 1,0mm de diâmetro ou mais
  5. Proteção contra poeira
  6. À prova de poeira

E ao segundo:

  1. Protegido contra gotas que caiam na vertical
  2. Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°
  3. Protegido contra borrifo de água
  4. Protegido contra jorro de água
  5. Protegido contra jatos de água
  6. Protegido contra jatos potentes de água
  7. Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos
  8. Protegido contra a imersão contínua em água
  9. Proteção contra a imersão (durante 1m) e resistente à pressão.
  10. Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão

Qual tipo de proteção o meu iPhone possui?

Nos iPhones, os tipos de proteções são esses:

  • iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max: classificação IP68, com profundidade máxima de até 6 metros por 30 minutos.
  • iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: classificação IP68, com profundidade máxima de 4 metros por até 30 minutos.
  • iPhone 11, iPhone XS e iPhone XS Max: classificação IP68, com profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos.
  • iPhone SE (2ª geração), iPhone XR, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus: classificação IP67, com profundidade máxima de 1 metro por até 30 minutos.

No caso dos iPhones XS ou superiores — e o iPhone SE (2ª geração) —, além de contarem com essa proteção contra água, eles também são resistentes a derramamentos acidentais de líquidos como refrigerantes, cervejas, cafés, chás e sucos.

É bom notar que essa resistência a água e poeira não é permanente. Portanto, é possível que ela diminua durante a vida útil do aparelho. Além disso, a garantia da Apple não cobre danos por líquido.

De acordo com a Apple, os dispositivos foram testados em “laboratórios com condições controladas” sob a norma IEC 60529 — o que não acaba deixando explícitas quais seriam essas diferenças de um aparelho para outro que contam com a mesma certificação IP68.

Se formos pensar bem, isso pode ocorrer de forma proposital, de maneira a distinguir os dispositivos no mercado. Isso pode explicar o fato de os iPhones 11 Pro e 11 Pro Max aguentarem uma maior profundidade do que os iPhones 11 “normais”. Na linha de iPhones 12, porém, a empresa equiparou os quatro modelos na mesma profundidade máxima (de 6 metros) da classificação IP68.

O que fazer se o meu iPhone molhar?

Se o seu aparelho entrar em contato com água ou poeira, a Apple recomenda que você limpe o iPhone com um pano seco que não solte fiapos. É importante que não seja usada uma fonte de calor externa para secá-lo.

Para expelir a água de uma forma mais rápida, bata nele de forma leve com a entrada Lightning voltada para abaixo. Além disso, você deve espera que ele seque por completo antes de abrir a bandeja do cartão SIM (chip), conectar um carregador ou qualquer outro acessório à porta.

Dito isso, a nossa dica é: mesmo com essa proteção disponível, é bom não abusar para evitar dores de cabeça. 

 

Fonte: MacMagazine

 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar