Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DEVO DEIXAR O MEU MACBOOK AIR/PRO SEMPRE LIGADO À TOMADA?

2/26/2021

Já respondemos, aqui no MacMagazine, uma pergunta que muitos usuários de Macs fazem: “Devo deixar o computador em repouso ou desligá-lo?”

Agora, responderemos por aqui outra dúvida pertinente para muitas pessoas, principalmente entre aqueles que usam seus notebooks para trabalho: afinal de contas, é saudável deixar o MacBook (seja ele de 12″, Air ou Pro) sempre ligado à tomada?

Até uns anos atrás, a resposta da Apple era essa, conforme constava em uma página de suporte (agora arquivada):

A Apple não recomenda deixar o seu portátil ligado o tempo todo. Um uso ideal seria alguém que usa o seu notebook na viagem para o trabalho e então o liga no escritório para carregar. Isto mantém os fluidos da bateria circulando. Se, por outro lado, você usa um computador desktop no trabalho e guarda o notebook para viagens ocasionais, a Apple recomenda carregar e descarregar a sua bateria ao menos uma vez por mês.

Porém, em resposta a essa dúvida enviada por este que vos fala no perfil oficial do Suporte da Apple no Twitter, a empresa hoje em dia garante que não há problemas em manter o computador sempre plugado na tomada:

Você pode deixar o computador conectado quantas vezes for necessário para as suas necessidades. O seu Mac foi projetado para funcionar em diferentes cenários de uso e por isso, ele estará disponível quando você precisar, independentemente dos seus hábitos de carregamento.

Gerenciamento de bateria no macOS
O macOS Catalina 10.15.5 marcou a chegada de um gerenciador da saúde de baterias nos computadores portáteis da Apple com porta Thunderbolt 3. O objetivo dele é prolongar a vida útil das células presentes nos Macs, algo parecido com o que é feito em iPhones e Apple Watches.

Por esse recurso, o Mac monitora o histórico da temperatura da bateria e os seus padrões de carregamento para então melhorar a vida útil dela, inclusive podendo calcular quando ela precisar ser trocada.

Paralelamente a isso, podem ocorrer casos nos quais o Mac não será recarregado mesmo quando estiver conectado à tomada.

Isso pode acontecer por diversas razões, entre elas:

Quando o computador está conectado a uma fonte de alimentação que não consegue fornecer energia suficiente para funcionar.
Quando ele está usando mais energia do que aquela fornecida pela fonte de alimentação.
Quando ele pausou momentaneamente o carregamento para prolongar a vida útil das células da bateria.
Para visualizar as condições da sua bateria, vá em Preferências do Sistema » Bateria. Na barra lateral, clique em “Bateria” novamente e, depois, em “Saúde da Bateria…”.

Saúde da Bateria no macOS Big Sur

Conclusão

Portanto, não é preciso entrar em pânico. Use o seu Mac de acordo com a sua rotina, sem se preocupar muito com a bateria — deixe o sistema de gerenciamento do sistema operacional fazer o seu trabalho. 🔋😉

Se for realmente muuuuito raro você desconectar o MacBook da tomada, procure fazer isso pelo menos uma vez por mês para que a bateria dele faça um ciclo completo. Just in case. 

 

Fonte: MacMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar