
A CEO da Advanced Micro Devices (AMD), Dra. Lisa Su, participou de uma sessão de perguntas e respostas durante a Consumer Electronics Show (CES) 2021 nesta semana e, entre os diversos questionamentos, ela comentou a primeira incursão da Apple no mercado de processadores para Macs com o chip M1.
De acordo com a executiva, o novo chip da Maçã representa uma “oportunidade de inovação tanto em hardware quanto em software”. Como sabemos, o chip M1 consiste de um SoC que reúne CPU e GPU, além de outros componentes em só processador.
O [chip] M1 é mais sobre quanto processamento e inovação existe no mercado. Essa é uma oportunidade de inovar mais, tanto em hardware quanto em software, e vai além da ISA5. Do nosso ponto de vista, ainda há inovação no segmento dos PCs — temos muitas opções e as pessoas podem usar os mesmos processadores em muitos ambientes diferentes. Esperamos ver mais especialização à medida que avançarmos nos próximos anos, e isso permite mais diferenciação. Mas a Apple continua a trabalhar conosco como seu parceiro gráfico, e nós trabalhamos com eles.
Atualmente, a Apple usa as placas de vídeo Radeon da AMD em algumas de suas máquinas topos-de-linha, como o MacBook Pro, o iMac e o Mac Pro — mas isso também poderá mudar com a expansão do Apple Silicon.
Fonte: Computerworld