Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Humor


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMO EVITAR QUE APPS RASTREIEM VOCÊ PELO IPHONE

12/21/2020

iOS 14 foi, sem dúvida, um dos maiores lançamentos de sistemas operacionais da Apple quando o assunto envolve funções para proteger a privacidade de usuários. Tanto é que algumas delas estão sendo alvo de polêmicas e criticadas pelo Facebook.

Um desses recursos de segurança/privacidade oferecidos pelo iOS visa bloquear aplicativos que queiram lhe rastrear.

Ao permitir que apps lhe rastreiem, você concede ao desenvolvedor do aplicativo informações sobre você e seu dispositivo — as quais, juntamente às informações coletadas por terceiros, podem ser usadas para direcionar anúncios. Além disso, o desenvolvedor pode optar por compartilhar os dados sobre você e seu dispositivo com os chamados corretores de dados.

Caso você recuse esse rastreamento, o aplicativo e o desenvolvedor em questão serão impedidos de obter quaisquer informações sobre você. Com isso, tais desenvolvedores ficam responsáveis por garantir que seus dados sejam administrados de acordo com as suas escolhas de não compartilhamento.

Explicada essa parte de rastreamento, veja abaixo como ativar e desativar o rastreamento de apps no iOS/iPadOS 14.

Como bloquear o rastreamento de apps

Abra o app Ajustes em seu dispositivo, depois role até encontrar a seção “Privacidade”. Em seguida, selecione a segunda opção na tela, intitulada “Rastreamento”.

Opções de rastreamento no iOS 14
Clique/toque para ampliar

Nessa tela, aparecerão duas opções: a primeira, “Permitir Solicitações” (como o próprio nome indica), permite que aplicativos em geral rastreiem sua atividade entre apps e sites de outras empresas.

Abaixo dessa opção, aparecerão os apps instalados no seu iPhone/iPad os quais solicitaram esse rastreamento. Por essa área, você pode facilmente marcar ou desmarcar a opção de rastreio, a depender da sua vontade ou escolha.

Em algum momento de 2021, a Apple tornará tal recurso obrigatório para todos os apps que rastreiam, dando a usuários a possibilidade de controlar sua privacidade de uma forma muito mais fácil.

 

Fonte: MacMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar