Quando trocamos um HD de PS4 ou formatamos um HD externo comum para ser usado como dispositivo estendido no console, ele costuma não ser reconhecido no Windows depois disso. Mas e aí, o dispositivo vira uma peso de papel? Veja como formatar um HD de PS4 no PC e resolver esse problema.

Como formatar um HD de PS4 no PC
O tipo de formatação que o Playstation 4 utiliza, acaba fazendo com que dispositivo de armazenamento utilizado no aparelho seja reconhecido no PC como um dispositivo de armazenamento, mas sem a possibilidade de acessar o conteúdo ou mesmo gravar informações, por isso é necessário formatá-lo para um padrão que seja reconhecido pelo Windows, caso você deseje reutilizar o HD para outra finalidade.
Para reverter o status de “peso de papel” que seu HD externo pode se encontrar é ligeiramente simples e veremos isso neste tutorial.
Importante: Quando você retira um HD interno do PS4, ele não possui um case. Por isso, o jeito mais fácil de fazer esse procedimento é colocando o HD do PS4 em um case de algum HD externo que você possua e conectá-lo via portas USB. Se você tiver um PC e conhecimento suficiente, pode conectar o HD através de cabos na placa do seu PC, mas o tutorial aqui é utilizando o método via conexão USB que é mais simples.
Passo-a-passo:
Conecte o HD ao PC;
No Windows: Vá em “Gerenciamento de Disco”;
O HD deve aparecer como Disco 1 (Ele também pode aparecer com as informações “Não alocado” ou “Desconhecido”;

- Clique nele com o botão direito do mouse e escolha”Inicializar Disco”;
- Depois clique com o botão esquerdo;
- Selecione “Novo Volume”;
- Depois “Criar Novo Volume”;
- Defina uma letra para o HD;

- Defina o formato a ser usado na formatação;
- Formate o disco;

Normalmente o disco rígido do seu computador aparece como “Disco 0”, porém sempre fique atento na informação referente aos discos, para não acabar formatando o HD do seu computador por acidente.
É possível que o HD do PS4 apareça do PC com diversas partições. Caso isso aconteça, apenas vá excluindo as partições com a opção “excluir volume” antes de formatar o disco.
Lembrando que caso deseje manter qualquer informação contida nesse disco é necessário fazer o backup em outro dispositivo, porque após a formatação tudo que está salvo no HD será apagado.
Caso vá utilizar o disco para fazer transferências de arquivos grandes entre plataformas que utilizem Windows é recomendável formatar o disco nos formatos: NTFS ou exFAT. Você pode entender um pouco mais sobre as diferenças de formatação neste artigo:Qual a diferença entre NTFS, FAT32 e exFAT?
O processo é rápido e depois da formatação você poderá utilizar o dispositivo retirado do PS4 como um HD externo comum.
Espero que o tutorial tenha ajudado e que agora você tenha mais um dispositivo para armazenar seus arquivos.
Fonte: Tecnoblog