
Há muito tempo se fala que o WhatsApp testa formas de envio de dinheiro pela plataforma, com a empresa, inclusive, fazendo testes na Índia. Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que o serviço de envio e recebimento de dinheiro pelo app começará a ser disponibilizado gradualmente no Brasil a partir de hoje.
Com a solução, os usuários poderão pagar por transações feitas com contas comerciais ou simplesmente transferir dinheiro para amigos e familiares diretamente da área de chat.
A opção de transferência de dinheiro será disponibilizada no ícone de clipe na janela do chat (no mesmo local onde aparecem as funções de enviar contato, localização e áudio), só que com o nome “pagamento”. Por aqui, pelo menos, ainda não apareceu a opção, porém é assim que rola na Índia, que tem testado o recurso há um tempo.
Para autorizar as transações, o usuário deve cadastrar um PIN de 6 dígitos ou usar o sistema de biometria do celular.
De acordo com o WhatsApp, os parceiros iniciais da iniciativa serão cartões de débito e crédito com bandeira Visa, Mastercard, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Os pagamentos serão processados pela Cielo e pessoas físicas não pagarão taxas, enquanto empresas terão uma taxa de processamento para receber de clientes.
Para transações de envio de dinheiro para pessoa física, diz o WhatsApp, só será possível fazê-lo por meio de cartão de débito, e haverá alguns limites para operações. As pessoas poderão enviar até R$ 1.000 por transação, receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Já para transações com contas comerciais, poderá ser usado tanto débito quanto crédito.
Fonte: Gizmodo