Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CUIDADO! SEU NÚMERO DO WHATSAPP PODE SER ENCONTRADO NO GOOGLE

6/8/2020

Fraudes envolvendo o WhatsApp são antigas e mesmo que você ative todas as opções de privacidade do mensageiro, há uma forma recém descoberta chamada "Click to Chat" em você mesmo pode ter autorizado a exposição do seu número à golpes, campanhas indesejadas e spam, o tornando fácil de ser encontrado nos resultados de pesquisa do Google por qualquer pessoa.

Malware para Android mira usuários do WhatsApp e Facebook Messenger
WhatsApp é alvo de novo golpe de engenharia social para roubo de contas
De acordo com o caçador de recompensas Athul Jayaram, que descobriu a vulnerabilidade, muitas contas comerciais e de profissionais que utilizam o aplicativo de mensagens como ferramenta de comunicação anexam links ou um QR Code em paginas de divulgação para tornar o contato com o cliente mais rápido, uma vez que apenas clicando ou apontando a câmera é possível abrir a conversa no mensageiro.

A questão é que, ao utilizar tais métodos, mecanismos de pesquisa como Google e Bing conseguem indexar os metadados do link, que geralmente contém o número do WhatsApp em parte do string da URL como no exemplo: “https://wa.me/”.

De acordo com a publicação, o domínio “wa.me” pertence ao WhatsApp e seu registro foi encontrado no WHOIS, uma plataforma para a consulta de domínios na internet. Nos testes feitos aqui pelo Canaltech, ao completar o endereço citado anteriormente com um número pessoal, a página foi redirecionada ao WhatsApp, porém sem sucesso na tentativa de contato.


Facebook nega falha de segurança


Ao identificar o problema no final de maio, Jayaram entrou em contato com o Facebook, que controla o WhatsApp desde 2014, para receber a sua recompensa. A companhia, no entanto, alegou que o mensageiro não faz parte do seu programa de recompensas. Posteriormente, em nota divulgada ao Threatpost, um porta-voz da empresa disse o seguinte:

“Apesar de apreciarmos o relatório deste pesquisador e valorizarmos o tempo que ele levou para compartilhá-lo conosco, ele não se qualificou para receber uma recompensa, uma vez que apenas continha um índice de URLs que os usuários do WhatsApp optaram por tornar público”.

O Facebook alerta ainda que “todos os usuários do WhatsApp, incluindo empresas, podem bloquear mensagens indesejadas com o toque de um botão” como a melhor forma de evitar que seus números de telefone cadastrados no mensageiro sejam expostos na internet.

 

 

Fonte: CanalTech

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar