Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Humor


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ÍNDIA INVESTIGA 13,5 MIL CELULARES COM MESMO NÚMERO DE IMEI

6/5/2020

Todo celular tem um número de identidade único em nível mundial, o IMEI: no entanto, existem casos de clonagem de IMEI, e a polícia da Índia investiga que mais de 13,5 mil smartphones diferentes da fabricante chinesa Vivo (sem relação com a operadora Vivo) utilizam o mesmo número de série.

Vivo X21

Cada fabricante atribui um IMEI diferente para cada aparelho: você pode encontrá-lo em seu dispositivo digitando *#06# no discador. Autoridades da Índia identificaram que 13.557 diferentes smartphones da Vivo compartilhavam o mesmo número de série e estavam conectados em redes móveis indianas.

Policial recebeu celular com IMEI trocado
A investigação começou quando um membro da polícia de Meerut recebeu seu smartphone de volta após um reparo em setembro de 2019, e percebeu um erro de sistema mostrando que o IMEI original havia sido trocado. A assistência técnica disse que não alterou o número de série. O policial procurou a fabricante, que não forneceu uma solução satisfatória, e a partir daí foi aberta uma investigação no departamento de crimes cibernéticos.

Assim como na maioria dos países, a Índia proíbe adulteração de números de série; o ato é considerado um crime desde 2017, passível de punição. A existência de múltiplos dispositivos compartilhando o mesmo IMEI dificulta ações policiais que exigem interceptação de chamadas e localização.

No Brasil, o projeto Celular Legal visa bloquear aparelhos piratas, que não são homologados pela Anatel e muitas vezes utilizam número de série irregular.

 

Fonte: Tecnoblog

 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar