FALHA EM SSDS DA HPE INUTILIZA COMPONENTES APÓS 40 MIL HORAS DE USO
3/30/2020
A HPE está notificando clientes de que um problema em seus SSDs pode inutilizar os componentes após 40 mil horas de uso. A companhia emitiu nota em seu site oficial, avisando que uma atualização é necessária para evitar a questão.
O problema é bastante amplo e pode afetar modelos da companha tanto para servidores quanto para consumidores domésticos. Veja a lista das versões afetadas:
Tabela: Divulgação/HP
A questão está no firmware dos aparelhos. Por padrão, os SSDs da companhia rodam uma versão mais antiga que a HPD7, motivo pelo qual eles podem parar de funcionar com 40 mil horas de utilização.
Parece muito, mas isso representa apenas cerca de 4 anos e meio de uso, enquanto a garantia do produto fala em 5 anos de funcionamento sem problemas. Após esse período — ou ao atingir o TBW —, a companhia já não garante mais o funcionamento adequado do componente.
Contudo, a boa notícia é que o primeiro modelo vendido ainda não bateu mais de 40 mil horas de uso. Assim, a estimativa da HPE é de que a data limite para que o primeiro modelo sem o patch seja afetado em outubro deste ano. Ou seja, ainda dá tempo de sobra para atualização.
Esta é a segunda vez que a empresa emite um comunicado deste tipo. Em novembro do ano passado, a fabricante também pediu para que seus usuários atualizassem o firmware dos equipamentos para evitar falhas. Na época, a “data” da morte era depois de 32.768 horas de utilização. Contudo, no ano passado, já havia pessoas que poderiam estar na iminência de sofrer com o bug.
A questão ainda pode não ser somente resumida a produtos da HPE. A Dell também comunicou usuários sobre modelos de SSD da SanDisk que também podem sofrer problemas após 40 mil horas de uso. Os modelos são: