Página Inicial
  • Login
  • Esqueci a Senha
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MODO ESCURO NO WHATSAPP: O NOVO RECURSO FAZ BEM PARA VOCÊ E SEU CELULAR?

3/17/2020


O WhatsApp liberou recentemente o modo escuro do aplicativo que movimentou amplo interesse dos usuários. O novo visual segue uma tendência na indústria de tecnologia, que cada vez mais dá a opção aos usuários entre temas claros e temas mais escuros.

As versões mais recentes do Android e do iOS já seguem oferecem essa opção há algum tempo. Ambos os sistemas operacionais ajustam o esquema de cores da interface dependendo da preferência do usuário. Da mesma forma, fazer esse ajuste no sistema faz com que todos os aplicativos compatíveis também adotem uma paleta que combine com a escolha do usuário.

Mas o que há por trás desse movimento? Não é só por estética. O modo escuro conta com algumas vantagens práticas tanto para o celular quanto para a saúde dos olhos dos usuários. Veja como esse recurso pode afetar sua vida:

Benefícios para os seus olhos
A grande questão, porém, é saber qual é o impacto do modo escuro nos seus olhos. Há alguns anos, a indústria iniciou uma jornada contra a luz azul, apontada como grande vilã quando o assunto é o dano causado pelo smartphone aos olhos. Desse entendimento começou a surgir há algum tempo um modo noturno que faz a tela assumir cores mais quentes à noite, visando reduzir a emissão de luz azul e tornar o uso mais confortável e menos danoso aos olhos.

O modo escuro é um passo além nessa ideia, reduzindo não apenas a luz azul, mas toda a luz emitida pela tela do celular. E isso tem um impacto positivo claro nos olhos, como explica Edvalcio Nunes, oftalmologista do Hospital Adventista Silvestre no Rio de Janeiro.

A redução na emissão de luz é essencial para a proteção da mácula do olho, uma área na parte central da retina com uma maior concentração de fotorreceptores, o que a torna responsável pela percepção de detalhes. Quando a iluminação vinda da tela de um celular ou um tablet é diminuída, o processo de degeneração da mácula ocular é reduzido, retardando a degradação da visão com o tempo.

Nunes defende que o excesso de luminosidade é prejudicial para os olhos, e ao adotar os tons mais escuros, diminui o estímulo visual, o que especialmente à noite é bom para não prejudicar a produção dos hormônios responsáveis pelo sono. Então, sim, seus olhos agradecem quando você usa o modo escuro do seu celular.

Existe, no entanto, uma ressalva. Para quem já sofre com a presbiopia, nome científico para a famosa vista cansada, que costuma atingir pessoas com mais de 40 anos e dificulta a focalização de objetos próximos, o modo escuro pode afetar a capacidade de leitura na tela do celular. Para quem não tem um problema do tipo, a pupila se dilata de acordo com o nível de luz, adaptando-se à menor emissão causada pela tela escura.

Benefícios técnicos
De um ponto de vista tecnológico, o modo escuro possui uma vantagem óbvia sobre o modo claro: economia de bateria. No entanto, isso não vale para qualquer celular. Para fazer valer o menor consumo de energia, é necessário saber a diferença entre as tecnologias de telas.

O painel LCD é o mais comum nos smartphones. A tecnologia já é uma velha conhecida e funciona de uma forma simples: uma luz de fundo branca ilumina toda a tela e cada ponto na tela (ou pixel) “filtra” essa luz branca para exibir uma cor diferente, criando a imagem que você vê.

Pelo fato de essa luz branca estar permanentemente acesa, não importando qual cor é exibida na tela, não faz muita diferença se você utiliza aplicativos com esquema visual claro ou escuro. A luz de fundo está acesa enquanto a tela estiver ligada. Quem tem um celular com tela LCD pode perceber isso logo quando o aparelho liga: mesmo ficando preta no processo de iniciar o aparelho, a tela está obviamente iluminada.

No entanto, cada vez mais aparelhos utilizam telas com a tecnologia OLED ou AMOLED. O funcionamento dessas telas é essencialmente diferente dos painéis LCD. Aqui, em vez de uma luz de fundo branca iluminando todos os pixels, que filtra a cor desejada, cada pixel emite sua própria luz.

O que isso significa? Que quando você vê preto na sua tela, os pixels estão totalmente desligados. Quanto maior é a área preta exibida, mais pontos desligados que não estão sugando sua bateria.

 

Fonte: Olhar Digital

 

 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar