Página Inicial
  • Login
  • Esqueci a Senha
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMPUTAÇÃO NA VELOCIDADE DA LUZ É ATINGIDA POR CIENTISTAS EM OXFORD

02/12/2019

Cientistas da Universidade de Oxford conseguiram atingir, pela primeira vez na história, computação na velocidade da luz. De acordo com o site Tweak Town, eles desenvolveram um novo dispositivo compacto que é capaz de eliminar a barreira entre a ótica e a computação eletrônica.

Isso porque esse aparelho é capaz de programar tanto fótons quanto elétrons para carregarem informações. Ele é considerado o primeiro dispositivo do tipo "eletro-ótico" no mundo. Com o avanço, está aberto o caminho para a criação de processadores e módulos de memória mais rápidos com consumo mais eficiente.

O feito é do grupo de pesquisa de Engenharia Avançada em Nanoescala (Advanced Nanoscale Engineering) da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O líder da equipe é o professor Harish Bhaskaran, que é PhD em Engenharia Mecânica, e trabalhou em conjunto com uma série de outras universidades.

Fonte: Universidade de Oxford

A ideia de transferir informações na velocidade da luz não é uma novidade para a humanidade, mas essa é a primeira vez em que isso consegue ser feito para uma maior carga de dados. O dispositivo desenvolvido usa a luz para codificar e transferir informações, o que significa que esses dados viajam numa velocidade de 299 milhões de metros por segundo.

Anteriormente, esse método de transferência de dados não era possível porque haviam incompatibilidades entre os fótons e os elétrons que eram usados para o armazenamento de dados. Para resolver isso, os cientistas de Oxford reduziram o tamanho da luz para dimensões nanoscópicas e combinaram isso com um aumento na densidade da energia.

Para mais informações sobre a pesquisa (em inglês), confira o artigo publicado pelos pesquisadores.

 

Fonte: Mundo Conectado

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar