Página Inicial
  • Login
  • Esqueci a Senha
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TODOS OS DADOS QUE O GOOGLE COLETA SOBRE VOCÊ E COMO APAGÁ-LOS

19/08/2019

Os dados que o Google coleta sobre você se estendem pelo Gmail, Google Maps, dispositivos Android, pesquisas na Web, alto-falantes inteligentes, seus hábitos de visualização de vídeo e muito mais. Isso é muita informação, mas o Google possibilita que você visualize e exclua tudo, se quiser, e aqui está como fazer isso.

A cada ano que passa, o Google parece se preocupar mais com posicionar-se como consciente em relação à privacidade dos seus usuários, e parte disso envolve tornar os dados que a empresa tem sobre você acessíveis (e apagáveis). Você pode encontrar tudo em um só lugar, na verdade, na sua página da conta do Google.

Uma vez que fizer o seu login, você verá várias seções e opções, incluindo uma lista de todos os serviços do Google que você assina e quanto de armazenamento você está pagando (e talvez compartilhando com membros da família) com o Google One.

Captura de tela: Gizmodo

Para o básico que o Google sabe sobre você – provavelmente as informações que você forneceu quando criou a conta- clique em Informações pessoais à esquerda. Você verá seu nome, sua data de nascimento, seu endereço de e-mail e seu número de telefone, por exemplo.

Para começar a se aprofundar mais, siga o link Dados e personalização no menu à esquerda. Agora há toda uma série de seções e recursos aqui, mas, na parte superior, você verá uma caixa chamada Controles de atividade: ela contém a maioria dos dados que o Google guarda sobre você e é dividida em seis seções principais. Você pode clicar em qualquer seção para ver mais detalhes e apagar alguns ou todos os registros que foram armazenados.Atividade na Web e de apps abrange tudo o que você pesquisa na internet enquanto está logando no Google, as páginas visitadas, os Google Docs que você abre, os aplicativos que você usa nos dispositivos Android (mas não o que acontece nesses aplicativos) comandos de voz que você está dando ao Google Assistente e assim por diante. Tudo o que você faz quando está conectado em um produto do Google, seja Android, Chrome ou qualquer outra coisa, fica registrado aqui.

Recurso minhas atividades do Google

Captura de tela: Gizmodo

O tipo de detalhe usado varia. Por exemplo, suas pesquisas do Gmail são listadas, mas não os nomes de e-mails individuais que você enviou ou recebeu. O registro de atividades inclui quando você abre aplicativos como o Instagram ou o Snapchat, mas não o que você fez com eles. No caso do Google Play Filmes e TV, você pode ver os filmes e programas que assistiu.

Na parte superior da página, você pode filtrar por data ou por produto ou pesquisar algo específico (como uma página da internet que você visitou ou um aplicativo que você usou). Se você não quiser que o Google colete todas essas informações, poderá desativar clicando em Atividade na Web e de apps e desligando o interruptor.Se você deseja que o rastreamento continue, para “pesquisas mais rápidas, recomendações melhores e experiências mais personalizadas”, que o Google informa que pode fornecer coletando os dados, você ainda pode excluir itens individuais clicando nos três pontos ao lado de um atividade e escolhendo Excluir.

Tempo de atividades do Google

Captura de tela: Gizmodo

Diretamente acima da lista está um novo recurso que o Google acaba de lançar e que permite que você exclua esses dados automaticamente após três ou 18 meses, se você não quiser que eles sejam guardados para sempre. Você também pode acessar opções de limpeza mais abrangentes clicando em Excluir atividade por à esquerda (você pode apagar tudo o que foi registrado em um aplicativo específico, por exemplo, ou tudo que foi registrado durante um determinado mês).

Histórico de Localização é a segunda das seis seções principais e, como o nome sugere, inclui registros do seu paradeiro ao longo do tempo. Esses dados são obtidos de dispositivos nos quais você está conectado, com o registro de localização ativado. Para parar completamente este rastreamento, desligue o interruptor principal.

Clique em gerenciar a atividade e você chegará à sua linha do tempo: todos os lugares que você já visitou, registrados pelo Google. Você pode navegar por mês, por ano ou por data, na parte inferior. O Google mostrará uma lista dos lugares que você visitou com mais frequência, para que você possa ver qual bar ou restaurante é o seu favorito.

Timeline do Google Maps

Captura de tela: Gizmodo

Você pode excluir dias individuais do registro navegando até um dia e clicando no ícone da lixeira. Para apagar uma entrada de local individual, clique nos três pontos ao lado dela e escolha Remover parada do dia. Para excluir absolutamente tudo, clique no botão de Linha do tempo (canto superior esquerdo) para voltar à visão geral e clique no ícone da lixeira no canto inferior direito (ou no ícone ao lado e depois em Excluir todo o Histórico de Localização).

O Google está lançando o mesmo recurso de exclusão automática, nos últimos três meses ou nos últimos 18 meses, mencionado na seção Atividade na Web e de apps acima. Ele ainda não está ativo em nossa conta, por isso não podemos dizer exatamente como ele funciona, mas deve ser uma seleção simples em um menu suspenso.

atividade de voz e áudio é a próxima, um lugar que registra tudo o que você disse ao Google Assistente em seu telefone ou pelo alto-falante inteligente. Você pode até reproduzir as gravações de novo. Como nas seções anteriores, você pode pausar essa categoria de registro de dados, desativando o interruptor principal.

Aqui, entradas individuais podem ser apagadas do registro clicando nos três pontos à direita e, em seguida, escolhendo Apagar. Clique em Excluir atividade por à esquerda para apagar as gravações com base no produto que você usou ou em uma data (escolha sempre pela a data, se quiser excluir tudo).

Informações do dispositivo é a quarta das seis categorias de atividade, e funciona muito parecido com as seções que já vimos (com um interruptor principal para pausar esse tipo de rastreamento). Esta seção não entra em grande profundidade e simplesmente registra os dispositivos que você conecta à sua conta do Google. As entradas individuais podem ser removidas clicando nos três pontos ao lado ou você pode limpar tudo, escolhendo Excluir tudo à esquerda.

As duas seções finais, o Histórico de pesquisa do YouTube e o Histórico de exibição do YouTube, abrangem as pesquisas do YouTube que você realizou e os vídeos do YouTube que você assistiu. É estranho que essas duas seções não sejam combinadas, mas, como antes, você pode excluir entradas individuais usando os botões ao lado ou pausar o rastreamento de dados usando a chave principal ou excluir tudo por meio da opção “Excluir atividade por” no link à esquerda.

Painel de controle do Google

Captura de tela: Gizmodo

Em todos esses casos, você pode baixar cópias dos dados que o Google coletou sobre você antes de apagá-los. Para fazer isso, você precisa voltar para a tela Dados e personalização e escolher “Fazer download dos seus dados”. Siga as instruções na tela para fazer download de registros de alguns ou de todos os produtos do Google que você usa.

Logo abaixo da opção de download, você pode escolher Excluir um serviço ou sua conta para remover um dos serviços do Google da sua conta ou limpar a conta completamente. Os serviços que podemos ver disponíveis para excluir são o YouTube, o Gmail, o Google One, o Google Play Games ou o Google Pay. Por isso, você não precisa necessariamente de todos eles para ter uma conta do Google.

Ainda não terminamos porque também queremos chamar sua atenção para o Painel do Google, que apresenta muitas das mesmas informações de uma maneira diferente. Ele oferece uma lista abrangente de todos os vários produtos e serviços do Google aos quais você está conectado e um resumo de como você os utiliza.

Se você quiser saber quantos e-mails estão em sua conta do Gmail, quantas imagens você enviou para o Google Fotos ou qual foi o lugar que você marcou mais recentemente no Google Maps, esta página lhe dirá. Você pode clicar no Painel para encontrar os mesmos controles de atividade que já cobrimos.

Há outras maneiras de restringir a extração de dados do Google, embora não possamos abordar todas elas detalhadamente aqui: você pode desconectar sua conta do Google no seu navegador Chrome, por exemplo, ou desativar o rastreamento de localização no seu dispositivo Android. Você pode acessar o YouTube no modo de navegação anônima. Se você quiser limitar o rastreamento com base em uma sessão de navegação ou em um dispositivo específico, você tem opções.

Mas quando se trata de descobrir tudo o que o Google guarda sobre você e excluir as coisas que você não quer que sejam guardadas, sua página da Conta do Googlena internet é o lugar certo.
 
 
Fonte: Gizmodo 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar