Página Inicial
  • Login
  • Esqueci a Senha
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TECNOLOGIA DE RECONHECIMENTO FACIAL RUSSA IMPÕE PAUSAS DE DESCANSO AOS TAXISTAS

12/08/2019

A Rússia está preocupada com o crescimento do número de acidentes no trânsito e concluiu que parte disso é por causa dos taxistas, que fazem longas jornadas de trabalho e cujo cansaço gerado leva aos incidentes.

O número de acidentes com táxis em Moscou - onde a uma empresa chamada Yandex.Taxi (cujo Uber é co-proprietário) é líder de mercado - subiu para 764 casos no ano passado, incluindo 23 mortes, segundo a prefeitura da capital russa. Frente a tudo isso, a maior empresa de internet do país, chamada Yandex NV, desenvolveu uma tecnologia de reconhecimento facial que percebe se o taxista está cansado e o impede de aceitar uma nova corrida se ele se encontrar nessas condições.
A tecnologia trabalha com reconhecimento facial e impede o motorista de aceitar uma corrida (Foto: Yandex NV)

Essa iniciativa faz parte de um projeto de lei da Duma, a câmara de deputados do parlamento russo, para começar a regulamentar os operadores de aplicativos de táxi, como a própria Yandex, e aumentar a segurança depois que os acidentes envolvendo essetipo de condução aumentaram 25% em Moscou no ano passado.

A tecnologia será lançada por meio a um pequeno dispositivo montado no pára-brisa, que identificará os motoristas exaustos. O reconhecimento facial presta atenção em detalhes como piscadas, bocejos e a cabeça tombando para frente. O software, baseado na tecnologia de um fornecedor local chamado VisionLabs, monitora 68 pontos faciais do condutor.

A abordagem está entre as soluções de rastreamento implementadas por empresas de tecnologia, fabricantes de automóveis e seguradoras, que estão pressionando as pessoas a dirigirem com mais segurança. As seguradoras do Reino Unido, por exemplo, oferecem sistemas que monitoram o comportamento do motorista ao volante, para ajudar a calcular os prêmios individuais que recompensam práticas de direção seguras. A Yandex já testou o rosto de pilotos em 100 carros e mostrou isso ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em maio, durante uma reunião sobre inteligência artificial. Essa medida de monitoramento deve abranger milhares de carros no país em breve.
 
 
Fonte: Canal tech 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar