Na terça-feira (21), Brad Smith, presidente da Microsoft, esteve em Brasília para o Seminário Inteligência Artificial na Transformação Digital, organizado pelo Ministério da Economia em parceria com o MBC (Movimento Brasil Competitivo). Durante a apresentação de abertura, o executivo reforçou o potencial transformador social da inteligência artificial, como iniciativas como o AI for Good, com parcerias com ONGs como SOS Mata Atlântica e Mães da Sé.
Além das parcerias anunciadas na terça-feira, Brad Smith reforçou alguns dos impactos da IA nos próximos anos, dando como exemplo o potencial de inclusão de aplicativos como o Seeing AI, que auxilia deficientes visuais a enxergarem o mundo, e o Microsoft Translator, que faz traduções em tempo real de mais de 64 idiomas. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas encomendado pela Microsoft, o uso de IA deve impulsionar o PIB brasileiro em 6,43% nos próximos 15 anos com a adoção da tecnologia no país.
Por outro lado, a IA representa uma forma de aumentar as capacidades humanas. Visando o fomento de novos projetos com o uso de IA, a Microsoft informa que segue investindo nas iniciativas AI for Good, AI for Accesibility e AI for Humanitarian Actions, todos voltados para o benefício social e global.
Fonte: CanalTech