ATHLON 200GE ACIDENTALMENTE É DESBLOQUEADO PARA OVERCLOCK EM PLACAS-MÃE DA MSI
12/4/2018
Alguns meses atrás, a AMD lançou o Athlon 200GE, o primeiro processador da linha que contava com a microarquitetura Zen e gráficos integrados Vega. Dentre suas características estão o SMT, que permite que o processador com dois núcleos físicos tenha quatro núcleos lógicos e três núcleos gráficos Vega, permitindo que seja possível jogar alguns jogos simples. Com seu preço de R$299 no Brasil, o Athlon 200GE se tornou um forte concorrente do Intel Pentium G4560 como melhor opção na linha de processadores de baixo custo.
Porém uma das suas desvantagens era seu baixo clock de 3.2 Ghz, que não contava com a tecnologia Turbo Boost para elevar os clocks. Porém uma atualização de BIOS nas placas-mãe da MSI simplesmente desbloqueou o multiplicador do processador. Com a atualização de bios AGESA 1.0.0.6, foi possível subir os clocks do Athlon até 3.9 Ghz com a tensão em 1.4v, segundo testes feitos pelo site Tom’s Hardware.
E os resultados são bastante interessantes: Com o overclock, o Athlon 200GE teve um ganho de performance de até 20%, se posicionando a frente do Pentium G4560 e Pentium G5400 e se aproximando até mesmo do i3-7100, isso em testes sintéticos realizados no Cinebench R15, 7-zip e PCMark 10.
Porém, após verificar o caso, a AMD se posicionou com a seguinte mensagem:
“A AMD não desbloqueou e não suporta oficialmente o overclock do Athlon 200GE. Seria melhor questionar a MSI sobre a funcionalidade da BIOS nas placas-mãe da empresa”.
A MSI ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, porém visto o posicionamento da AMD, é capaz de que em breve a empresa lance um update de BIOS bloqueando novamento o aumento de clocks no Athlon 200GE.