O Videocardz publicou uma série de fotos de novas placas-mãe da Asus para o futuro chipset Z390 da Intel, e entre os modelos Maximus XI Extreme e Gene, além de modelos da linha TUF e Prime, surgiu outro componente exótico: memórias mais altas DDR4 feitas pela G.SKILL e Zadak.
Essas memórias trariam duas fileiras de módulos DIMMs trazendo capacidades de memória superiores aos atuais modelos no mercado. O objetivo seria atender a um nicho bem específico: placas-mãe compactas mas com configurações high-end. Em placas menores, especialmente as mini-ITX ou como é o caso da Maximus XI Gene Z390 abaixo, onde existem apenas dois slots para memórias, fica bastante limitada a capacidade de montar um sistema com grandes quantidades de memória RAM com os módulos disponíveis hoje no mercado.
Foto da suposta Maximus XI Gene
Apesar das imagens não mostrarem ainda a capacidade desses módulos, os palpites já apontam para memórias com até 32GB de capacidade, conseguindo colocar os 64GB limite dos controladores de memórias da 8ª e 9ª geração de processadores Intel Core. Como não foi feito o anúncio oficial, também não dá para saber se esse recurso será exclusivo da Asus ou veremos mais fabricantes de placas-mãe trazendo suporte. O lançamento dos novos processadores Intel e placas chipset Z290 é esperado para outubro.
Fonte: Adrenaline