A Micron revelou em seu último artigo o potencial dos chips de memória GDDR6, componentes que vão equipar a próxima geração de placas de vídeo da Nvidia. A GDDR6 é uma evolução das memórias DDR5 e GDDR5X, tanto em desempenho quanto em consumo de energia. Segundo a Micron, a novas memórias GDDR6 podem alcançar um overclock de 20Gb/s.
A memória GDDR6 foi testada pela Micron em um trabalho de pesquisa, onde a empresa fala sobre as mudanças, otimizações e desempenho dessa nova geração.
"Embora os resultados anteriores demonstrem uma funcionalidade DRAM completa de até 16,5 Gb/s, é possível que o desempenho geral de uma arquitetura seja limitado por limitações de tempo no próprio memory array. Para determinar se a interface GDDR6 pode ir além do intervalo de 16,5 Gb/s, o dispositivo foi colocado em um modo de operação que exerce apenas o I/O, ignorando o memory array."

Imagem do osciloscópio que confirma 20Gb/s em GDDR6
De acordo com o relatório, há um aumento significativo no desempenho das futuras GPUs da Nvidia, que atuam em conjunto com uma memória que utiliza menos energia. Inclusive, durante a Computex 2018, o CEO da Nvidia declarou que a próxima linha de GPUs para games vai demorar muito para chegar.
Fonte: Adrenaline