Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK E QUALCOMM SE UNEM POR REDE WIFI DE 7 GBPS

22/05/2018

A Qualcomm anunciou nesta segunda, 21/5, que está integrada  ao desenvolvimento das redes urbanas sem fio sob o guarda-chuva do projeto Terragraph, do Facebook. Os chipsets da fabricante americana passarão a integrar a tecnologia da rede social, que pretende usar a faixa de 60 GHz para conexões sem fio de última milha. 

O alvo é a construção de redes sem fio urbanas de alta capacidade de transmissão mas por “apenas uma fração do custo da implantação de fibras ópticas”, como descreveu a empresa em comunicado. O projeto Terragraph, anunciado ainda em 2016, trabalha com a possibilidade de redes aéreas com transmissões de até 7 Gbps. 

Faz, para isso, o uso da faixa de 60 GHz, fatia de ondas milimétricas do espectro radioelétrico suscetível a ser bloqueada por construções ou simplesmente pelo mau tempo. A promessa do projeto do Facebook é de ter a tecnologia capaz de usar antenas WiFi e smallcells espalhadas pela cidade de forma a garantir a qualidade das transmissões. Em fevereiro, o Facebook já anunciara que a Nokia também estava integrada ao projeto.

Segundo a Qualcomm, o Terragraph foi otimizado com a introdução de protocolos TDMA, nodos de sincronização, ligação de canais e o arranjo massivo de antenas para superar os obstáculos em ambientes urbanos densos, entregar cobertura de alta capacidade e reduzir custos e “time do market”. As empresas esperar que os testes integrados das soluções comecem em meados de 2019. 
 
 
Fonte: Convergencia Digital 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar