Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK VAI LANÇAR FERRAMENTA PARA LIMPAR SEU HISTÓRICO DE NAVEGAÇÃO NA REDE E FORA DELA

02/05/2018

O Facebook está realizando sua conferência de desenvolvedores F8 nesta terça-feira (1). Considerando que a empresa está passando por muitos problemas relacionados a desenvolvedores de apps, a companhia trouxe um anúncio surpresa para aliviar suas preocupações com privacidade. A rede social em breve te dará controle sobre as informações que apps e sites veem sobre você, possibilitando que você desative essa coleta de dados.

Pouco antes de subir ao palco na F8, Mark Zuckerberg postou um comunicado em sua página pessoal, apresentando o recurso, chamado Clear History (Limpar o histórico, em tradução livre). Parte do texto dizia:

Hoje, em nossa conferência F8, vou discutir um novo controle de privacidade que estamos construindo chamado “Clear History”.

Em seu navegador, você tem uma maneira simples de limpar seus cookies e histórico. A ideia é que vários sites precisam de cookies para funcionar, mas você, ainda assim, deve ser capaz de limpar seu histórico sempre que quiser. Estamos construindo uma versão disso para o Facebook também. Será um controle simples para limpar seu histórico de navegação no Facebook — aquilo em que você clicou, os sites que visitou e assim por diante.

Uma vez que lançarmos esse update, você poderá ver as informações sobre os apps e sites com que você interagiu e poderá limpar essa informação da sua conta. Você poderá até mesmo desativar a opção de essa informação ser armazenada com a sua conta.

Não existem muitos detalhes sobre como esse recurso vai funcionar, como seus dados ainda serão usados ao mesmo tempo em que não estão “associados” com a sua conta ou quando a nova função será lançada. Esperamos saber mais ao longo da conferência.

Erin Egan, vice-presidente e diretora de privacidade do Facebook, compartilhou um post mais longo, que você pode ver na íntegra abaixo:

As últimas semanas deixaram claro que as pessoas querem mais informações sobre como o Facebook funciona e quais os controles que ele tem sobre suas informações. E hoje, na F8, vamos compartilhar alguns dos primeiros passos que estamos dando para melhor proteger a privacidade das pessoas.

Estamos começando com um recurso que atende a um feedback que ouvimos constantemente de pessoas que usam o Facebook, defensores da privacidade e reguladores: todo mundo deve ter mais informação e controle sobre os dados que o Facebook recebe de outros sites e apps que usam nossos serviços.

Hoje, estamos anunciando planos para construir o Clear History. Esse recurso possibilitará que você veja os sites e apps que nos enviam informações quando você os usa, permitirá que você delete essas informações da sua conta e que desligue nossa capacidade de armazená-las associadas à sua conta. Apps e sites que usam recursos como o botão de Like ou o Facebook Analytics nos enviam informações para melhorar seu conteúdo e anúncios. Também usamos essa informação para melhorar a sua experiência no Facebook.

Se você limpar seu histórico ou usar a nova configuração, removeremos as informações de identificação para que um histórico dos sites e apps que você usou não seja associado à sua conta. Ainda forneceremos análises agregadas a aplicativos e sites — por exemplo, podemos criar relatórios quando essas informações são enviadas para nós, para que possamos dizer ao desenvolvedor se seus aplicativos são mais populares entre homens e mulheres em determinada faixa etária. Podemos fazer isso sem armazenar as informações de maneira associada à sua conta e, como sempre, não informamos aos anunciantes quem você é.

Vai levar alguns meses para construir o Clear History. Trabalharemos com defensores da privacidade, acadêmicos, legisladores e reguladores para ouvir suas opiniões sobre nossa abordagem, incluindo como planejamos remover informações de identificação e os raros casos em que precisamos de informações para fins de segurança. Já começamos uma série de mesas-redondas em cidades do mundo todo e ouvimos demandas específicas por controles como esses em uma sessão realizada em nossa sede há duas semanas. Estamos ansiosos para fazer mais.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar