Página Inicial
  • Login
  • Esqueci a Senha
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CHECOU O CELULAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO? DEU RUIM...

26/04/2018

A linguagem corporal tem uma capacidade incrível de transmitir sinais e informações que falam muito sobre a personalidade em um processo de seleção de emprego, observa a headhunter da Trend Recruitment, Débora Lima da Cunha. Segundo ela, a linguagem não falada representa 60% daquilo que o candidato comunica. Sendo assim, observa, é crucial ficar atento às mensagens que podem ser interpretadas ao longo da entrevista.

A especialista elaborou oito dicas, sendo que quatro delas causam uma boa impressão e as outras quatro quepodem prejudicar o candidato. Saiba quais são elas:

#1 Sorrir: Sorrir é fundamental para criar um vínculo de empatia com o recrutador. O sorriso representa seu estado emocional, sua simpatia e seu entusiasmo em participar daquele processo de seleção. É uma linguagem corporal poderosa que fala muito sobre sua personalidade. É um convite para tornar a entrevista uma conversa mais leve - sem falar que quebra o gelo do primeiro contato.

#2 Aperto de mãos: Um aperto de mãos firme, decidido e com atitude também representa sua energia e disposição de estar ali. Mais do que mostrar sua presença e ânimo em participar da entrevista, um aperto de mãos presente mostra que você encara seus desafios de frente, que você sustenta o que está falando. Mas, é claro que nada disso faz sentido se você não olhar nos olhos.

#3 Olhos nos olhos: Conversar olhando nos olhos demonstra verdade e convicção no que se está falando. É claro que encarar o recrutador pode criar um clima desconfortável, mas mostrar por meio do olhar seu interesse e integridade são excelentes formas de se comunicar para causar uma boa impressão.

#4 Postura: Tanto a postura alinhada na hora de caminhar quanto de se sentar são importantíssimas. Ao se sentar, mantenha a coluna reta. A melhor forma é sentar-se do meio para a ponta da cadeira, prestando atenção para manter os pés paralelos ao chão. Mantenha uma distância confortável da mesa. Muito próximo e debruçado pode causar um desconforto no ambiente. Muito distante passa a sensação de descaso.

#5 Gesticulação: Para os que gostam de articular com as mãos, recomendo tentar conter o impulso “espalhafatoso”. Embora seja quase impossível falar sem gesticular, movimentos expansivos e excessivos demostram inquietude, certa imaturidade e nervosismo. Além de tudo, desconcentram o entrevistador.

#6 Síndrome das pernas inquietas: Diretamente relacionada com a gesticulação, a síndrome das pernas inquietas é facilmente reconhecida pelo movimento frenéticos dos pés e pernas. Além de causarem um sentido de urgência, apressando o entrevistador, o gesto demonstra uma ansiedade fora de controle. Mesmo que seja um hábito inocente, a mensagem que passa é que a pessoa está com pressa. Atrelada a essa mania, está o tamborilar de dedos sobre a mesa.

#7 Cruzar os braços: É um bloqueio inconsciente. Claramente uma forma que o corpo encontra de manter a pessoa longe e mostrar que está sendo invadida uma zona de segurança. Pode transmitir também tédio e insatisfação com a entrevista.

#8 Checar o celular: A pior atitude de todas, na minha opinião, e certamente o mal do nosso século. A inabilidade das pessoas em se desconectar e estarem 100% presentes, destrói excelentes oportunidades. Quando estou conduzindo a entrevista, deixo a pessoa à vontade para atender uma ligação, caso seja necessário. Mas, se percebo que as notificações estão sugando a atenção do profissional, eu perco o ânimo de continuar o processo.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar