Mark Zuckerberg foi questionado durante os depoimentos ao Congresso americano
se as regras previstas pela GDPR (Regulamentação de Proteção de Dados
Gerais da Europa) seriam aplicadas para os usuários de todo o mundo. O
executivo foi evasivo, mas deu a entender que sim, todos teriam acesso.
Nesta quarta-feira (18), o Facebook anunciou que, independente de onde
você esteja, as ferramentas de controle de privacidade previstas pela
lei europeia estarão acessíveis.
A partir de hoje os usuários verão uma mensagem no topo do feed de
notícias (seja pelo computador ou celular), pedindo uma revisão das
escolhas de privacidade. A onda de liberação deve começar na União
Europeia e no Canadá e depois se ser estendida para outros países. Três
pontos serão abordados:
– Você poderá escolher se os dados de uso externos ao Facebook (como
informações coletadas por sites que utilizam o botão “Curtir” da rede)
poderão ser utilizados para te mostrar publicidade direcionada;
– Se informações sobre posicionamento político, religioso e de status
de relacionamentos do perfil poderão ser utilizadas para direcionar
anúncios e se você quer apagar alguma coisa que já está disponível no
Facebook;
– Para os europeus, haverá a opção de habilitar a ferramenta de
reconhecimento facial, que estava proibida até agora. A rede social
explica que a funcionalidade ajuda a descobrir quando alguém publica
fotos em que a pessoa aparece e posiciona a funcionalidade como uma
medida de segurança. Mas como já apontamos aqui, o rosto é um dado biométrico bem valioso.

Serão disponibilizadas algumas proteções para adolescentes,
posicionamento também exigido pela lei europeia. “Mesmo em lugares em
que a lei não exige, iremos perguntar aos adolescentes se querem ver
anúncios baseados em seus dados a partir de parceiros e se querem
incluir suas informações pessoais em seus perfis”, aponta o anúncio oficial. Em alguns países da União Europeia, serão os pais ou responsáveis que decidirão sobre essa permissão.

Por aqui, recebi pela manhã um pedido de revisão de permissão de
aplicativos conectados à minha conta do Facebook. O restante dos
ajustes, sobre o compartilhamento de informações pessoais, ainda não
apareceu.
O que é a regulamentação europeia?
A GDPR demanda que empresas informem aos usuários como seus dados são
coletados, se são vendidos ou compartilhados, requer também consenso do
utilizador antes de iniciar a coleta e cria um restrito prazo de 72
horas para as companhias informarem publicamente sobre vazamento de
dados. A punição por violar o GDPR é o pagamento de salgadas multas: até
4% do lucro global da companhia. Para o Facebook, isso significaria
bilhões.
Fonte: Gizmodo