A Apple está planejando substituir os processadores Intel nos MacBooks por chips da própria empresa até o ano 2020, segundo reportou o site Bloomberg. A iniciativa, de codinome Kalamata, ainda está em sendo amadurecida pela empresa, mas faz parte de uma estratégia maior para substituir os chips Intel nos dispositivos da Apple, incluindo iPhone e iPad. Essa mudança vai começar, provavelmente, com o modelo de MacBook de 12 polegadas.
Logo depois que o Bloomberg publicou a notícia, o preço das ações da Intel sofreu oscilações. De acordo com o site, estima-se que a Apple forneça aproximadamente 5% da receita anual da Intel. Mesmo assim, é possível que os chips da Intel continuem nas máquinas da Apple como iMac Pro e Mac Pro, já que são produtos voltados ao uso profissional.
A decisão de equipar produtos Mac com seus próprios chips vem após uma melhora no desempenho dos processadores baseados em ARM que a Apple usa em dispositivos iOS, como Apple Watch e Apple TV. Os iPhones e iPads mais recentes da Apple, inclusive, tem mais poder de processamento do que alguns Macs antigos.
Ainda não sabemos como essa troca vai afetar o valor final de produtos da Apple. A Intel resolveu não comentar sobre as especulações do Bloomberg, "não comentamos sobre especulações de nossos clientes".
Fonte: Adrenaline