Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

POR QUE SEU NARIZ PARECE GIGANTE QUANDO VOCÊ TIRA SELFIES?

02/04/2018

 
 Você odeia tirar selfies, pois acha que seu nariz fica grande? Bem, a ciência tem uma explicação para isso. Um novo estudo concluiu que nosso nariz costuma parecer 30% maior em autorretratos.

Um levantamento publicado no início do mês no periódico JAMA Facial Plastic Surgery descobriu que a maioria das câmeras dos smartphones — sobretudo as frontais — distorcem nosso rosto em fotos tiradas muito de perto. O nome bonito para este fenômeno é “distorção de perspectiva”.

Basicamente, o estudo, liderado pelo médico Boris Paskhover, mostrou um modelo matemático ressaltando a distorção de imagens o que, por sua vez, faz as pessoas terem a percepção de que seus narizes são maiores ao tirar selfies.

Como explica o The Verge, boa parte das câmeras dos smartphones conta com lentes grande angular. Ao tirar fotos aproximadas com este tipo de lente, ela causa distorção, fazendo objetos próximos a ela ficarem maiores que o normal — além do nariz, é comum que os olhos fiquem menores.

Um experimento simples para mostrar a distorção foi tirar duas fotos de uma mesma pessoa em distâncias distintas. Em uma, a câmera estava a 30,4 cm e em outra a 152,4 cm. Basicamente, a imagem mais próxima fez o nariz parecer maior e mais largo, enquanto na mais distante, o nariz estava mais fino.

Foto da esq. a 30,4 cm (ou 1 pé) e foto da dir. a 152,4 cm (ou 5 pés). Imagem: Reprodução/Vox

De modo geral, a foto mais próxima do rosto fez a largura do nariz ficar 30% maior, enquanto a ponta do nariz ficou 7% maior.

A paranoia de ter um nariz menor, até em fotos, tem aumentado consideravelmente nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa conduzida pela Academia Americana de Cirurgia Plástica e Cirurgias Reconstrutivas, 42% dos médicos reportaram em 2016 um aumento de busca por procedimentos cosméticos de pacientes para ficarem melhor nas selfies. Em 2017, o número de cirurgiões plásticos relatando a questão aumentou para 55%.

Este é um problema já conhecido. Pesquisadores da Universidade de Princeton e da Adobe mostraram em 2016 um sistema que faz selfies ficarem mais próximas da realidade com a ajuda de inteligência artificial. No caso, um software manipulava o modelo de uma cabeça, alterando distância e ângulo da câmera. Porém, a tecnologia era apenas um protótipo.

Enquanto não temos softwares específicos para isso, o jeito é afastar o máximo possível o braço quando for tirar uma selfie ou peça para alguém tirar uma foto sua.
 
 
 
Fonte: Gizmodo 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar