Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O GOOGLE PROMETEU UM JEITO DE FAZER JAILBREAK NO IPHONE E CUMPRIU

13/12/2017

Um pesquisado de segurança do Google anunciou, na semana passada, que iria publicar o que era necessário para fazer o jailbreak dos iPhones mais recentes. Por anos, era bem fácil conseguir todas as opções de customização do Android no iOS, mas a cena de desenvolvedores desde então ficou escassa nesse sentido. Mesmo que você não planeje fazer jailbreak no seu celular, tem motivos para comemorar.

O jailbreaking é apenas um método de explorar uma vulnerabilidade no sistema operacional móvel da Apple que lhe dá a capacidade de instalar qualquer aplicativo que queira, customizar a interface, executar emuladores e, basicamente, fazer qualquer coisa que a Apple tenha decidido não gostar que seja feita. Desde o iOS 10, não vemos um grande jailbreak público, por várias razões. Então, quando Ian Beer, do Google, anunciou que lançaria as ferramentas necessárias para abrir o iPhone, a comunidade de jailbreak levantou de seu túmulo, ansiosa pela novidade.

Beer trabalha no Project Zero, do Google, uma unidade focada em descobrir problemas de segurança e informar outros desenvolvedores que algo precisa ser consertado. A equipe dá a outras empresas pelo menos 90 dias para reparar os problemas e então lança a informação ao público. Nesse caso, Beer encontrou uma brecha no iOS 11.1.2 que foi consertada em 2 de dezembro. Na segunda-feira (11), Beer cumpriu sua promessa de revelar suas descobertas, tuitando um link para o código.

Logo que o link saiu, hackers começaram a trabalhar, transformando-o em um jailbreak completo. O lançamento de Beer, no entanto, é apenas para propósitos de pesquisa. Por enquanto, a única maneira de se aproveitar disso é saber o que você está fazendo e se sentar com seu celular ligado a um computador. Outros terão que fazer o trabalho de transformar isso em um aplicativo conveniente que faça o jailbreak de uma vez. Esse trabalho já está sendo feito e não deve levar muito tempo.

A notícia veio com algumas surpresas. Uma delas é que a brecha, aparentemente, funciona bem com o tvOS 11.x e a Apple TV 4K, o que pode significar que a Apple TV irá se tornar muito mais útil — por exemplo, conseguindo executar tarefas proibidas. A outra boa notícia é que, embora Beer tenha dito que apenas testou o jailbreak no iPhone 7, 6s e no iPod Touch 6G, “acrescentar mais suporte deve ser fácil”. Em outras palavras, um jailbreak de iPhone X pode estar vindo por aí.

Geralmente, esse é o tipo de coisa que interessa mais àqueles que gostam de experimentar com os dispositivos. Se você simplesmente precisa ter um iPhone que age como um Android e estiver disposto a assumir os riscos de segurança que vêm com a execução de um sistema desatualizado e hackeado, você, em breve, estará nas nuvens. Mas também existem pessoas por aí que simplesmente gostam de fazer com que dispositivos façam coisas que não deveriam. Essas pessoas podem ser úteis para o restante de nós. Dê-lhes as ferramentas para brincar com o sistema operacional da Apple, e eles podem acabar achando mais coisas para reportar à empresa, mantendo todos nós mais seguros.

Isso é algo raro, pelo menos em parte, já que reportar problemas em silêncio para as empresas envolvidas é um negócio lucrativo. Beer é único no sentido de que ele é pago para lançar esse tipo de coisa para o público. Lembrete: se você quiser brincar com o jailbreak, provavelmente ficará preso no iOS 11.1.2 por algum tempo.
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar