Snap Inc, a dona do app Snapchat, revelou nesta quarta (8) que a
Tencent Holdings Ltd, a empresa chinesa de tecnologia dona do maior
portal de serviços online na China, é proprietária de 12% do Snap.
A Snap abriu sua oferta pública inicial (IPO) em março deste ano e a
Tencent Holdings Ltd adquiriu cerca de 146 milhões de ações da empresa
deste então. É a segunda vez que a Tecent investe na Snap. Em 2013 a
companhia chinesa investiu no Snapchat, quando o app arrecada recursos,
por meio de uma empresa afiliada.
A empresa, no entanto, adquiriu ações comuns que não permitem voto na
mesa diretora – 95% destas ações estão nas mãos dos fundadores da
empresa.
“Enquanto tais notícias podem ser inicialmente recebidas de forma
positiva pelo mercado, é preciso lembrar que a Tencent adquiriu ações da
Snap que não permitem voto, o que torna uma possível aquisição da Snap
pela Tencent menos provável”, disse a Reuters Ali Mogharabi, um analista
da Morningstar.
Mogharabi diz também que uma parceria entre as empresas poderia
ajudar a expandir a Snap para a China, mas o baixo crescimento de
usuários e a constante competição com os apps do Facebook permanecem.
Atualmente, assim como outros aplicativos estrangeiros, o Snapchat é
bloqueado na China.
De acordo com informações da Reuters,
a companhia adquiriu ações de diversas companhias nos últimos anos,
como ações da Tesla, fabricante de carros elétricos, e da Lyft,
companhia de carona compartilhada e rival do Uber.
Período ruim
O anúncio surge após a Snap divulgar o resultado ruim do último
trimestre. O número de usuários ativos permaneceu em 178 milhões no
terceiro trimestre, abaixo da expectativa de 181 milhões. Além disso,
segundo informações da Istoé Dinheiro, a empresa perdeu mais de US$ 443 milhões entre julho e setembro, valor três vezes maior que o mesmo período do ano passado.
O primeiro hardware da empresa, os Spectables, óculos de sol que
gravam vídeos em primeira pessoa, também não superou as expectativas da
companhia. A Snap se aproveitou do sucesso inicial dos óculos e
encomendou mais peças do que precisava, estando agora com centenas de milhares de Spectacles parados em armazéns chineses.
Evan Spiegel, CEO da Snap, divulgou nesta quarta que o visual do Snapchat passará em breve por uma remodelagem
– a empresa sabe que ele é difícil de usar. O que pode ser uma boa
maneira de atrair um público mais velho, mas ao mesmo tempo pode ser uma
maneira de irritar o público mais jovem que é fiel ao aplicativo. De
qualquer maneira, a Snap precisa começar a tirar cartas da manga caso
queira se manter relevante no mercado.
Fonte: Gizmodo