Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TWITCH: SAIBA COMO UTILIZAR A MAIOR PLATAFORMA DE STREAMING DO MUNDO

25/10/2017

Pode-se dizer que a internet é o paraíso dos gamers, nela podemos encontrar tanto notícias de lançamentos dos jogos mais esperados, como também tutoriais e reviews sobre eles.

Quem é gamer e deseja ter contato com outros para entender mais sobre o funcionamento de alguns jogos ou simplesmente se divertir acompanhando streamings das novidades mais quentes do mercado (além de aprender sobre cheats, estratégias ou simplesmente exibir as façanhas conquistadas) tem a chance de fazer tudo isso ao vivo e para um número ilimitado de pessoas. Plataformas como a Twitch ajudam nisso.

A Twitch ou Twitch TV possibilita não só o acesso a outros gameplayers como também dá a chance de construir um grande público através das lives. E, diferente do YouTube, ele permite mais interações através de um chat unificado. Nele também é possível realizar transmissões na íntegra, sem os famosos strikes decorrentes do uso de alguma mídia com direito autoral.

De certa forma, serviços como o da Twitch acabam por acelerar um processo que para sites de reviews é um pouco demorado. Na plataforma, o usuário poderá ver o funcionamento em tempo real do jogo que anseia comprar. Tudo isso com uma excelente qualidade de áudio e imagem, sem contar o sistema que pode parecer confuso num primeiro momento, mas não é um bicho-de-sete-cabeças.

A plataforma foi criada em 2011, a partir do extinto serviço de streaming Justin.tv. Porém, só em 2013 ela passou a ter notoriedade atingindo milhões de usuários. Após isso, foi comprada pela Amazon e hoje é referência para todos os apreciadores de games tendo como concorrente, em alguns degraus abaixo, o próprio YouTube.

Twitch

Na Twitch, assim como em seu concorrente, o usuário cria um canal e pode lançar vídeos sempre que puder. Mas o principal atrativo são as lives, onde usuários acompanham em tempo real jogadores solo em campeonatos e-sports. Uma atividade que gera um alto índice de audiência e é acompanhada por fãs em todo o planeta. Como se trata de um serviço on demand, quem quiser também pode assistir a qualquer momento, mesmo após a transmissão.

Os seguidores tem a opção de simplesmente seguir o canal do gameplayer ou assinar doando quantias variadas a partir de 1 dólar. Essas doações são bem importantes para os produtores de conteúdo, porque através delas eles conseguem manter a produtividade.
Há outras formas de remuneração como, por exemplo, através da veiculação de publicidade.

E uma novidade: neste ano a Twitch lançou o aplicativo para desktop, que foi criado com o mesmo layout e a mesma funcionalidade do site.

Aqueles que desejam se inserir no mercado de streaming de games, não encontram muitas barreiras para ingressar. Mas permanecer agregando conteúdo aos seguidores e mantendo o canal em crescimento não é tão tranquilo assim. É preciso assiduidade, uma boa relação com os seguidores, inovação e muito trabalho.

Os canais sucesso da Twitch

Preparamos uma lista modesta com alguns dos canais mais acessados da Twitch, que circulam entre os mais variados gostos.

Sing Sing – Talvez um dos mais conhecidos, o holandês Sing Sing rouba a cena com o seu jeito incomum de jogar. Engraçado, o streamer lança frases icônicas em seus streams de DotA2.

Rabbitbong – Comandado por Yoni, o canal dedicado a jogos como Child of Light, Outlast, Counter Strike e Word of Warcraft.

TrumpSC – Os loucos por HeartStone ficarão viciados neste canal que mostra as jogadas e os truques.

Syndicate – Tom Cassel comanda este canal após ter passado um bom tempo no YouTube. Ele é um dos líderes absolutos em audiência da Twitch e foi o primeiro a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscrições. Cassel joga GTA, Call of Duty, Couter-Strike e The Divison.

Adrianne Curry – Este canal chama a atenção não apenas pelos jogos, mas também pela gamer, uma celebridade. Adrianne Cury, vencedora do programa American Next Top Model. Com um jeito bastante debochado, Adrianne apresenta suas partidas de World of Warcraft, H1Z1 e HearStone.

GoldGlove – Criado pelo americano Goldy, o canal mostra a partida de diversos games. Várias lives são transmitidas de madrugada sem abater a audiência, geralmente com mais de 15 mil pessoas.

Como transmitir jogos e campeonatos pela Twitch

Agora que você já sabe o que é e como funciona a Twitch e já pôde dar uma olhada em alguns dos canais mais famosos, está na hora de criar o seu canal e fazer a sua primeira transmissão pelo site ou pelo aplicativo.

Vamos ensinar passo-a-passo, mas antes é preciso saber que uma tarefa como essa exige muito da sua máquina. Então, um computador potente será capaz de te ajudar na produção de seus conteúdos sem te frustrar nem os seus seguidores durante a transmissão de uma live.

Criação de usuário e senha

Antes de qualquer coisa, é necessário se cadastrar e criar uma conta de usuário no site da Twitch. Assim como na criação de qualquer outra conta, dados simples como nome de usuário e–mail serão solicitados. Após o cadastro, uma confirmação será enviada para a sua caixa de mensagens, para efetivar a inscrição. Quem preferir, pode fazer o cadastro no site através do Facebook.

Após este processo será possível acessar a Twitch tanto pelo site.

No canto direito superior estará visível o nome de usuário e o seu status. Clicando na área, algumas opções ficarão disponíveis: perfil, painel de controle, configurações, ajuda, entre outras.

A opção Painel de Controle direciona até a principal interface da Twitch, nela será mostrada uma pequena tela que, a princípio, irá aparecer off-line.

Como utilizar o Twitch

O próximo passo será a instalação de um software que possibilite as transmissões.

Como utilizar o Twitch

Software para transmissão

Há uma gama enorme de programas na rede que possibilitam fazer uma live dentro da Twitch. Temos o OBS, que é um dos mais usados, o NVIDIA GeForce (exclusivo para quem tem GPU da marca), Radeon ReLive (para usuário AMD) e o XSplit, um dos mais populares e que usaremos de referência.

No site da XSplit o programa estará disponível para download, na própria página é necessário se cadastrar e criar um usuário para que se possa fazer uso do programa.

Iniciando a primeira transmissão

Após baixar e se cadastrar, abra o XSplit e insira o seu nome de usuário e a senha já cadastrados no site.

Como utilizar o Twitch

Em seguida vá até a opção Broadcast e, depois, Add Channel. Aparecerá a uma lista com as plataformas de streaming, escolha a Twitch. Então uma nova tela será mostrada para que você coloque o seu usuário e senha.

Como utilizar o Twitch

Após a confirmação, uma verificação automática será iniciada para checar a resolução e se o sistema do seu computador está apto para um bom desempenho.

Depois da verificação finalizada, vá até a opção “Add”, localizada no canto inferior esquerdo e clique em “Screen Capture”. Aparecerá uma tela que você deverá ajustar o tamanho, nela aparecerá o game que você irá jogar e uma outra mostrando o que a sua câmera estiver captando. Clicando em “Devices” você conseguirá escolher qual câmera será usada para a transmissão, caso haja uma outra câmera, além da integrada, conectada ao computador.

Como utilizar o Twitch

Quando todos os ajustes já tiverem sido feitos, basta ir na aba “Outputs” e clicar no seu nome de usuário na Twitch. O site já estará transmitindo a sua primeira live. Lembre-se de descrever o nome do jogo e os demais detalhes na interface principal antes de iniciar a transmissão ao vivo.

Como utilizar o Twitch

Pronto! Agora é apenas investir tempo e conteúdo para o canal “bombar” e ter cada vez mais seguidores acompanhando os seus jogos e campeonatos online.



 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar