É difícil imaginar alguém sorridente ao pagar uma compra, mas é
exatamente essa a novidade que o KFC estreou na China. A Ant Financial,
subsidiária da Alibaba, está por trás da tecnologia “Smile to Pay”
(“Sorria para Pagar”), que, segundo os desenvolvedores, precisa de
apenas um ou dois segundos de leitura facial com uma câmera 3D e um
“algoritmo de detecção de vivacidade” para identificar a pessoa que está
efetuando o pagamento.
Além do reconhecimento do sorriso, o cliente precisa digitar seu
número de celular, prevenindo-se contra fraudes. Sistemas de
reconhecimento facial constantemente levantam dúvidas no público, o que é
justificável quando temos uma empresa do calibre da Samsung enfrentando
problemas relacionados à tecnologia em um de seus principais produtos.
Em março deste ano, falamos sobre
como o reconhecimento facial dos novos Galaxy S8 e S8 Plus podia ser
facilmente burlado com apenas uma fotografia. O que Jidong Chen, chefe
de tecnologia de identificação biométrica da Ant Financial, afirma não
ser um problema na tecnologia desenvolvida pela empresa chinesa.
“Evitamos isso ao misturar software e hardware, ligando algoritmos
sofisticados com a câmera 3D. Conseguimos prevenir falsificação
biométrica”, disse Chen. O algoritmo da Ant Financial detecta sombras e
outros traços no rosto da pessoa para ver se quem está de frente para a
câmera é de fato uma pessoa, e não apenas uma foto ou vídeo.
O vídeo acima demonstra a tecnologia em funcionamento, com a usuária
usando a máquina com diferentes aparências: usando perucas, com
maquiagem pesada ou quase sem maquiagem. Em todas as tentativas, a
tecnologia funcionou perfeitamente, embora o vídeo claramente traga um
ambiente bastante controlado.
Segundo o The Verge,
o Smile to Pay foi lançado em 2015, por Jack Ma, fundador da Alibaba,
em versão beta. E o desafio não foi simples para chegar ao que vemos
agora. “Levar a tecnologia de pagamento por reconhecimento facial para o
offline não foi tarefa fácil”, alegou Jidong Chen.
Por enquanto, apenas um restaurante do KFC (na verdade uma versão
mais “saudável” do KFC, a K Pro, que vende saladas), na cidade de
Hangzhou, recebeu o novo método de pagamento.
Fonte: Gizmodo