O YouTube anunciou nesta terça-feira (29) uma série de mudanças
visuais no serviço, a mais emblemática delas justamente na identidade da
marca. Pela primeira vez em 12 anos, o YouTube muda de logotipo,
tirando a ênfase da palavra “Tube” e levando-a ao botão de play, que já
se tornou icônico para a companhia.
No desktop, o YouTube trabalhou no desenvolvimento de um novo design,
aplicando o conceito de Material Design, linguagem de design
desenvolvida pelo Google para seus produtos. O recurso mais destacado no
redesign pela companhia é o “Tema escuro”, que escurece o fundo da
página para melhorar a experiência visual do usuário enquanto ele
assiste a vídeos no site.

Imagem: YouTube
Porém, o maior foco das mudanças está no mobile. O YouTube anunciou
uma série de novidades para seu aplicativo. Depois da boa recepção do
público ao gesto de dois toques para avançar ou retroceder 10 segundos
em um vídeo, agora a empresa traz a possibilidade de alternar entre
vídeos deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita da tela. Além
disso, uma aguardada alteração vem por aí: o formato do player do
YouTube será adaptável ao conteúdo que você está reproduzindo, mudando
automaticamente com base no formato do vídeo que você vê: vertical,
quadrado ou horizontal. Isso elimina as por vezes irritantes faixas
pretas nas laterais.
O YouTube para dispositivos móveis terá agora também um design mais
simples, com um cabeçalho branco, dando destaque ao conteúdo, além da
adição das guias “Conta” e “Biblioteca”. O usuário pode também agora
navegar por vídeos sugeridos enquanto vê outro conteúdo em tela cheia.
Por fim, um recurso bastante usado no desktop e que agora chega ao
mobile é a possibilidade de aumentar ou diminuir a velocidade dos
vídeos.
O novo design será aplicado hoje tanto em computadores quanto em
dispositivos móveis, “em breve” chegando a todos os apps e serviços do
YouTube, segundo comunicado da empresa.
Fonte: Gizmodo