Com
duas novas soluções de Internet das Coisas/Big Data - Analytics e
Geocoder geram insights para os pontos de vendas e empresas de serviços e
criam um mundo de análises e possibilidades para reduzir custos e gerar
receitas - a Oi reforça a atuação nesse segmento. Voltada para os
segmentos de Varejo, Utilities e Setor Público, o Analytics usa
informações geradas pela própria atividade da empresa para fornecer
análises que, depois de processadas no Big Data da Oi, criam algoritmos
próprios para ajudar as empresas em novos insights de negócio.
No
caso do Varejo, as soluções fornecem informações que direcionam desde
definição do ponto de venda, analisando o fluxo populacional por região,
por dia e por hora e até definição do mix de produtos dentro da loja,
com análise do perfil de consumidores nos arredores do local.
Já para o setor de Utilities, com o Analytics é possível identificar,
entre outras coisas, quedas de energia em tempo real, através de
sensores espalhados na rede da Oi que permitem uma identificação
geolocalizada e imediata da falta de energia e a dimensão do problema. O
Analytics de mobilidade urbana serve para otimizar os transportes
públicos, através de informações obtidas pelo fluxo populacional por
hora, aliadas a informações de trânsito.
“A Oi utiliza dados
reais enquanto a maior parte das soluções oferecidas pelo mercado são
baseadas em estatísticas. Em relação à identificação de queda de
energia, por exemplo, o diferencial encontra-se na rápida implementação
da solução, facilitando a resolução do problema. Para o Varejo, o
Analytics otimiza a abertura de lojas e a rentabilidade das mesmas
através de produtos mais adequados de acordo com o perfil e o fluxo de
consumidores”, diz Luiz Carlos Faray, diretor de TI do B2B da Oi.
O
Geocoder, plataforma que transforma endereços em coordenadas para uso
em GPS, por sua vez, ajuda o Analytics a transformar informações de uma
tabela ou de um banco de dados de um cliente em dados espaciais e com
geolocalização exata. A partir desta transformação, os dados podem ser
trabalhados em plataformas específicas baseadas em localização
geográfica, abrindo novas possibilidades de análise e tomadas de
decisão.
A solução garante qualidade, segurança da informação e
redução de custos, já que é construída com base em mapas mais completos e
atualizados, garantindo sigilo e informações customizadas para cada
cliente. A partir daí, o cliente pode identificar “onde” estão os
principais ativos e processos de seu negócio, com análises
georeferenciadas inteligentes para potencializar receitas e criar novas
oportunidades.
Fonte: convergencia digital