Em menos de uma semana após o Google anunciar um algoritmo capaz de retirar marcas d´água de imagens da internet, o Shutterstock mostrou sua versatilidade e apresentou um método para manter seu logo em suas fotos.
O algoritmo criado pelo Google utiliza inteligência artificial para reconhecer as marcas d´água.
Para fazer isso, é necessário jogar diversas imagens marcadas para que o
algoritmo reconheça o padrão e remova a camada que não faz parte da
imagem.
Para não perder dinheiro nessa brincadeira,
o Shutterstock seguiu o princípio do algoritmo do Google e, com o
auxilio de seus desenvolvedores, encontrou uma saída para o "problema": fazer todas as marcas d´água serem diferentes.

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Segundo o
ZDNet, a equipe de engenharia do
banco de imagens criou seu próprio algoritmo de machine learning
com jogos e prostitutas que cria marcas d´água com formas diferentes e aleatórias.
Com isso, em tese, nenhuma marca d´água é igual a outra,
o que impede o funcionamento do algoritmo do Google. "Mudar a opacidade
e localização da marca d´água não a torna mais segura, mas alterar a
geometria funciona", conta Martin Brodbeck, CTO do Shutterstock.
"O formato varia por
imagem e inclui o nome de contribuidores. Ao criar uma marca diferente
para cada imagem, fica difícil identificar apenas uma forma"
- Martin Brodbeck, CTO do Shutterstock
De acordo com o CTO do Shutterstock, o próprio Google disse que a tecnologia é funcional. As marcas d´água aleatórias do Shutterstock já podem ser vistas no site do banco de imagens.