Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMAZON OFERECE REEMBOLSO PARA QUEM COMPROU ÓCULOS ESCUROS FALSOS PARA VER O ECLIPSE

14/08/2017

 
 

Em pouco mais de uma semana no dia 21 de agosto, os EUA irão vivenciar o primeiro eclipse solar total em cerca de 40 anos. Como olhar para o sol, mesmo quando ele está coberto pela lua, pode ser extremamente perigoso a ponto causar sérios danos aos olhos ou até mesmo cegueira, não é apenas recomendado comprar óculos para ver o eclipse que não sigam os requisitos mínimos de segurança. É obrigatório.

O motivo disso é porque a Amazon detectou comerciantes vendendo “versões defeituosas ou inseguras” destes óculos, de acordo com o The Verge. Segundo uma notificação de segurança da empresa obtida pelo The Verge, a gigante do comércio digital removeu páginas de produtos que não atendiam as normas mínimas de segurança, como “MASCOTKING Solar Eclipse Glasses 2017 – Óculos escuros para ver o sol com certificações CE e ISO”. A empresa está oferecendo reembolsos para consumidores que adquiriram estes produtos.

A NASA e a American Astronomical Society  (AAS) reconhecem apenas cinco fabricantes que atendem normas ISO, incluindo a Rainbow Symphony, American Paper Optics, Thousands Oaks Optical, TSE 17 e Baader Planetarium. A maioria delas está sem estoque ou apenas oferecendo vendas em lotes nos próprios sites, enquanto o restante não envia para os EUA; entretanto, os produtos destas empresas continuam disponíveis na Amazon e demais fornecedores.

A AAS já advertiu sobre uma invasão de produtos falsos no mercado, além de informar que uma série de fabricantes chega ao ponto de falsificar selos de segurança e resultados de testes.

“Enquanto você puder encontrar os óculos em vendedores confiáveis, e enquanto eles possuirem os selos de segurança ISO e a declaração que atingiram os requerimentos do ISO 12312-2, não há nada do que você deva se preocupar”, diz a AAS em seu site. “O que você definitivamente não deve fazer é procurar por óculos de eclipse na internet e comprar do primeiro resultado que aparecer”.

A AAS tem uma lista de fabricantes confiáveis e revendedores que não deixarão ninguém cego. É provavelmente melhor garantir alguns agora, seja pela internet, por alguma loja física ou pegar um dos quase sete mil que bibliotecas distribuíram em eventos para visualizar o fenômeno, porque sejamos francos – você provavelmente não quer ser um dos perdidos procurando um óculos adequado dez minutos antes do eclipse começar.
 
 
 
Fonte: Gizmodo
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar