Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DESEMPREGO EM MASSA É O REAL PROBLEMA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DIZ ESPECIALISTA

28/07/2017

 
 
 

Desde que o CEO da Tesla Elon Musk falou sobre os perigos da Inteligência Artificial, que pode dizimar a raça humana no futuro, o assunto tem sido tema de debate constantemente. As opiniões apocalípticas de Musk foram rebatidas por um professor do MIT e também geraram uma leve treta com Mark Zuckerberg ao longo desta semana.

Com os olhos voltados para a Inteligência Artificial, Andrew Ng, co-fundador da Coursera e especialista em IA na Baidu, o "Google da China", falou sobre um problema que está sendo deixado de lado pelos figurões da tecnologia: o desemprego em massa.

Durante o evento Harvard Business Review, o pesquisador comentou sobre as mudanças geradas por técnicas de IA como o Machine Learning, que irão alterar o cenário de trabalho no mundo inteiro antes das máquinas ganharem consciência e atacarem os seres humanos.

“Como uma pessoa de dentro do desenvolvimento da inteligência artificial, tendo construído e finalizado muitos produtos de IA, não vejo um caminho claro para que a IA ultrapasse o nível de inteligência humano. Acho que a remoção de trabalhos é um grande problema, e é aquele que gostaria que pudéssemos focar, em vez de ficarmos distraídos com esses elementos distópicos de ficção científica”
- Andrew Ng, cientista-chefe na divisão de IA da Baidu

Atualmente já vemos casos em que empresas substituem funcionários por máquinas. Na China, por exemplo, as linhas de montagem automatizadas já são uma tendência com implementações bem sucedidas. Nos próximo anos, este cenário deve ser ainda mais amplo.

"Muitas das pessoas que estão fazendo os trabalhos que estão prestes a não existirem não entendem a IA"

Segundo o pesquisador, muitos produtos que vão acabar com empregos convencionais já estão sendo desenvolvidos, e um dos grandes problemas nisso é o fato de que boa parte das pessoas afetadas não entendem de IA não sabem que serão afetadas pela nova tecnologia.

"Muitas das pessoas cujos empregos estão exatamente na mira das tecnologias, muitas das pessoas que estão fazendo os trabalhos que estão prestes a não existirem, elas não entendem a IA, não possuem o treinamento para entender a IA"


Carros autônomos são uma das tecnologias que devem causar uma onda de desemprego

Enquanto um apocalipse das máquinas ainda é uma distopia distante, a verdadeira "guerra" contra a IA já dá seus primeiros passos. Nos Estados Unidos, um grupo de taxistas se manifestou contra os carros autônomos neste ano. Em janeiro, a Upstate Transportation, associação de motoristas de Nova York, requisitou ao governo que os veículos que dirigem sozinhos sejam proibidos por 50 anos, temendo que a nova tecnologia acabe com seus empregos nos próximos anos.

Segundo o pesquisador da Baidu, uma possível solução para a crise seria repensar o sistema de ensino atual, dando mais atenção para as novas tecnologias. "Acho que alcançamos um ponto onde precisamos reconstruir nosso sistema educacional, ou, pelo menos, adicionar novos componentes na grade de ensino, para que pessoas com empregos atingidos possam obter o treinamento necessário e encontrar um trabalho significativo".

 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar