A realidade virtual é legal e tudo o mais, mas ela não vai se tornar
realmente popular até que a) seja acessível; e b) não exija um
computador voltado para games que custa mais de US$ 1.000. Mas parece
que o Facebook está tentando novamente colocar a realidade virtual na
moda.
O Facebook vai criar um novo headset de realidade virtual Oculus que
não apenas é vendido separadamente, mas também é barato, de acordo com
a Bloomberg. O novo headset, chamado de “Pacific”, deve ser
anunciado no fim de 2017 por apenas US$ 200 (cerca de R$ 640 na cotação
atual). Ele chegaria em 2018.
O novo headset vai, supostamente, fazer muitas das mesmas coisas que a
versão atual faz, mas, baseado no preço, pode ser um dispositivo de
menor qualidade. Então vai ser mais uma alternativa para o Rift — não
seu substituto. O Pacific vai ser mais como o Gear VR, da Samsung, mas
sem a exigência de um smartphone para funcionar. Ele vai conseguir
executar jogos imersivos, mostrar conteúdo em vídeo e rodar os experimentos de rede social esquisitos do Facebook.
“Não temos um produto para revelar no momento, no entanto, podemos
confirmar que estamos fazendo vários investimentos tecnológicos
significativos na categoria de realidade virtual sozinha”, disse um
porta-voz do Facebook ao Gizmodo. “Essa é uma adição ao nosso
comprometimento com produtos de realidade virtual de ponta, como o
Oculus Rift, e produtos de telefones móveis, como o Gear VR.”
Os designs e as funcionalidades ainda não foram finalizados, mas as fontes da Bloomberg
suspostamente disseram que ele parecerá com uma versão mais compacta do
Rift e que será mais leve que o Samsung Gear VR. Ele também virá com um
controle remoto para navegar pela interface de usuário.
O Pacific não será tão potente quanto o Rift e não vai incluir
rastreamento posicional, o que significa que o dispositivo não vai
conseguir reconhecer onde seu usuário está em questão de espaço.
O Facebook também estaria criando protótipos de uma versão wireless
do produto de ponta Oculus Rift. Esse dispositivo tem o codinome de
“Santa Cru” e soa como o já existente Rift, mas sem a necessidade de um
computador caro.
Ainda não existe preço disponível para o headset Santa Cruz, mas ele
com certeza vai custar mais do que o atual Rift, que normalmente custa
US$ 600 (aproximadamente R$ 1.925 na cotação atual); o Facebook cortou o
preço para US$ 400 (R$ 1.284) para o verão do hemisfério norte.
Se o Facebook conseguir produzir um headset VR barato e de qualidade
decente, que não exija um smartphone ou um computador, ele pode ganhar
uma vantagem competitiva sobre as outras empresas que estão produzindo
headsets de realidade virtual. Só para esclarecer: experiências baratas e
decentes em realidade virtual não existem atualmente. Parece que o
Facebook está tentando resolver dois dos mais frustrantes problemas da
realidade virtual de uma só vez.
O Facebook atualmente está em quarto lugar no mercado de VR. A
Samsung está na liderança, de acordo com a International Data
Corporation. A Sony e a HTC são a segunda e a terceira colocadas,
respectivamentes.
Fonte: Gizmodo