Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VÍDEO HIPNOTIZANTE MOSTRA DE ONDE VEM O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA

06/07/2017

terra-campo-magnetico
 
 

A Terra é um ímã gigante, com um polo norte e um polo sul como qualquer outro ímã com que você já brincou. Mas o campo magnético da Terra tem um papel fundamental: ele ajuda a evitar que poderosas partículas solares nos destruam.

Os cientistas pensam que o campo magnético vem de algo chamado de dínamo, um metal líquido se movendo através do núcleo mais externo do planeta, combinado com a rotação do planeta. Isso poderia gerar um campo elétrico que, de acordo com a física, deveria criar o campo magnético também. Para demonstrar isso, cientistas do Instituto de ciências da Terra, na França, criaram um vídeo hipnotizante do núcleo mais externo da Terra, fatiado pela metade ao longo do equador, modelando os remendos de temperatura que se arrastam dentro de nosso planeta.

Essas simulações mostram os fluxos de metal girando criados pelos remendos da mistura de ferro e níquel fundidos em diferentes temperaturas. A simulação também mostrou vórtices girando próximos aos polos e demonstrou que o campo magnético gerado por esse movimento não é sempre uniforme. O trabalho da equipe foi aceito para publicação no Geophysical Journal International.

Essa mais recente tentativa de fazer uma simulação realista do dínamo conta com aproximações numéricas e cálculos supercomputacionais, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica. Isso, é claro, significa que os cientistas não mediram precisamente o que está acontecendo. Mas pode definitivamente ajudá-los a entender melhor o comportamento do campo magnético do nosso planeta, assim como os motivos pelos quais o GPS não funciona em alguns locais, como na perfuração subterrânea.

Caramba, eu provavelmente conseguiria assistir a isso por horas.

 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar