A Google decidiu sair de vez da polêmica de "ler" os e-mails de seus usuários do Gmail e anunciou que vai parar de vez de fazer isso. Os bots da empresa escaneava as mensagens da plataforma para ajudar a criar anúncios direcionados
para as pessoas, mas este não será mais o caso. Os anúncios
personalizados ainda existirão, mas baseando-se em outros dados como o
histórico de navegação e pesquisas no buscador da Google.
"
O
conteúdo do consumidor do Gmail não será usado ou escaneado para
qualquer personalização de anúncios após essa alteração. Esta decisão
coloca os anúncios do Gmail em linha com a forma como personalizamos
anúncios para outros produtos do Google. Os anúncios apresentados são
baseados nas configurações dos usuários. Os usuários podem alterar essas
configurações a qualquer momento, incluindo a desativação da
personalização de anúncios."
Diane Greene, vice-presidente da Google Cloud
A prática de escanear os e-mails dos usuários foi
amplamente criticada por ativistas da privacidade que consideravam isso
uma invasão, principalmente por não ser amplamente divulgada pela
Google. A defesa da empresa é que os termos de serviço que assinamos
para usar o G-Mail permitia isso e que ninguém está lendo as mensagens,
são apenas bots procurando por palavras-chave, mas ainda assim despertou
suspeitas e preocupação para muitos usuários.
Fonte: Adrenaline