Maior varejista online do planeta, a Amazon revelou que vem crescendo
o volume de empréstimos que faz a revendedores de seus produtos, filão
que desde 2011 já movimentou US$ 3 bilhões, ou cerca de R$ 10 bilhões,
sendo US$ 1 bi apenas nos últimos 12 meses.
Como revelou na quinta, 8/6, ao participar de uma feira de varejistas
da internet realizada em Chicago, nos EUA (Internet Retail Conference
and Exhibition), até aqui os empréstimos irrigaram mais de 20 mil
revendedores dos próprios Estados Unidos, além de Reino Unido e Japão.
Os números parecem ser bons visto que o plano é expandir esse negócio
para Canadá, França e China.
Os empréstimos só acontecem por proposta da própria Amazon. A empresa
se vale de dados de mais de 2 milhões de comerciantes para identificar
aqueles com bom histórico de crédito e de vendas e que por isso merecem
receber financiamentos que variam de US$ 1 mil a US$ 750 mil.
Quem recebe paga de volta com compras feitas no próprio site da
Amazon. Mas não só. A empresa, vale lembrar, ganha comissão pelas
vendas. Além disso, os empréstimos pagam juros que variam de 6% a 14%
(no Reino Unido, os relatos são de taxas de 16,9%).
A internet não inventou mercados de duas pontas, mas facilitou
bastante o uso massivo de informações para credores. A empresa de
pagamentos PayPal adota estratégia semelhante desde 2013 e há cerca de
um mês também anunciou já ter realizado mais de US$ 3 bilhões em
empréstimos, para cerca de 115 mil vendedores ao redor do mundo.
Fonte: Convergencia Digital