Reportagem do jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV,
no UOL, revela que a Simba, empresa criada pela Record, SBT e RedeTV!
para vender seus sinais digitais à TV paga, mudou sua estratégia
comercial diante da posição fechada das operadoras de TV a cabo de não
pagar pelo sinal. Após o fiasco da guerra deflagrada em março, quando as
três redes cortaram seus sinais das principais operadoras, a Simba
agora está oferecendo um "desconto" de 90% no preço que pedia há dois
meses.
Contratado para substituir o banqueiro Marco Gonçalves nas
negociações com as operadoras, o ex-presidente da Sky Ricardo Miranda
está sugerindo a cobrança de um valor próximo a R$ 1,50 por assinante
pelo pacote com as três redes. A proposta, que ainda não foi
formalizada, equivale a 10% do que a Simba queria em abril, R$ 15,00 por
assinante, custo semelhante ao de pacotes premium, como HBO e Telecine.
O
preço de R$ 1,50 ainda é considerado caro para as operadoras. Se
aplicado a toda a base de assinantes do país, significaria um custo
extra de R$ 28,5 milhões por mês,ou R$ 342 milhões a menos nos balanços
anuais. Montante representativo para uma indústria que nunca pagou para
distribuir emissoras abertas (em alguns casos, até cobra), cujos sinais
podem ser captados por quaisquer antenas. Além disso, é um custo que não
podem repassar ao assinante. As operadoras já sinalizaram que aceitam
pagar apenas alguns centavos pelas três redes.
Com a contratação
de Ricardo Miranda, a Simba adotou um discurso mais conciliatório.
Deixou de lado a estratégia belicosa representada na figura de Marco
Gonçalves, um especialista em fusões e aquisições com fama de negociador
duro, implacável.Record, SBT e RedeTV!, desde a deflagração da guerra,
perderam até 30% da audiência na Grande São Paulo, principal mercado do
país, enquanto as operadoras tiveram baixas irrelevantes na base
assinantes.
As redes já recuperaram parte da audiência perdida,
mas ainda enfrentam resistência no mercado publicitário, que quer os
telespectadores mais qualificados da TV paga. Mais afetada, a Record
perdeu a liderança no Ibope em programas como o Balanço Geral e a
vice-liderança em sua principal faixa de novelas, a das bíblicas.
Ricardo Miranda está sendo visto pelas operadoras como um bom
interlocutor. Como é um profissional que conhece o mercado, não está
propondo "invencionices". Está oferecendo apenas os sinais da Record,
SBT e RedeTV!, e não de canais que a Simba promete criar no futuro.
Fonte: Convergencia Digital