Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WIKIPEDIA ESTÁ BLOQUEADA NA TURQUIA DEPOIS DE RECUSAR TENTATIVA DE CENSURA

03/05/2017

O governo da Turquia mandou bloquear o acesso do país a qualquer página da Wikipedia,a enciclopédia colaborativa online mais conhecido do mundo. A decisãoveio depois do site se recusar a remover páginas de conteúdodesfavorável às autoridades turcas, onde é dito que a Turquia estaria secoordenando com grupos terroristas, em vez de combatê-los. Apágina se tornou parte de uma fonte de informação que está fazendo umacampanha de manchar a reputação contra a Turquia no ambienteinternacional, alega o Ministério de Transporte, Negócio Marítimos e Comunicações da Turquia.

O bloqueio da Wikipedia vem pouco tempo depois de umreferendo ampliar ainda mais os poderes do atual líder turco RecepTayyip Erdoğan, o que aumenta a preocupação com a censura cada vez maiorno país, que já se colocou contra outras redes como YouTube, Facebook e Twitter. Jimmy Wales, criador da Wikipedia fez a seguinte declaração pouco tempo depois do bloqueio do site:

Acesso à informação é um direito humano fundamental. Povo turco, eu sempre estarei com vocês e lutarei por esse direito.

O bloqueio aconteceu às 2h da manhã do dia 29 (horário de Brasília) e ainda segue em vigor.

 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar