Para
apoiar pequenos e médios empresários que têm dificuldade de acesso a
bancos e enfrentam a barreira das altas tarifas, uma empresa curitibana
deu um passo importante e desafiador: um aplicativo de pagamentos e
transferência de dinheiro via smartphone totalmente seguro, o
Opa!Pagamentos. Até o momento, o aplicativo reúne mais de 10 mil
usuários, sendo que os downloads só foram liberados efetivamente no fim
de dezembro.
A proposta surgiu depois de uma análise
econômica e de mercado, que apontou que o sistema bancário brasileiro é
extremamente caro e burocrático, o que dificulta o acesso principalmente
para aqueles que ganham pouco ou que estão começando um novo e pequeno
negócio. Talvez por isso quase 50 milhões de pessoas, segundo dados do
Banco Central, não têm nenhum tipo de relacionamento com bancos no país.
"Além
disso, 90% das companhias no Brasil são pequenas e micro empresas. Tudo
isso se desenhou como um cenário onde qualquer tipo de melhoria
tecnológica e de custo é bem vindo. Pensamos que esse poderia ser um
produto com o qual conseguiríamos chegar a muitas pessoas e mudar a vida
delas para melhor. Por isso decidimos criar um aparato tecnológico que
diminuísse custo e que pudéssemos atender justamente esse público",
explica Marcos Souza, CEO do Opa! Pagamentos, um produto da Avant
Tecnologia.
Além dos empreendedores, o aplicativo também é
destinado a pessoas físicas e profissionais liberais, e uma das
propostas do serviço é mudar a forma como as pessoas interagem entre si e
com o mundo ao redor. Essa é uma tendência que já vem sendo percebida, e
dois dados podem comprovar isso. O primeiro deles vem de um relatório
da TrendForce, empresa especializada em pesquisa de mercado, que apontou
que US$ 620 bilhões foram movimentados a partir de dispositivos móveis
em 2016. Para este ano, a expectativa é que este valor suba para US$ 780
bilhões.
O segundo dado é que o número de smartphones em uso
vem crescendo anualmente no Brasil, segundo estudo da Fundação Getúlio
Vargas de São Paulo (FGV-SP). De 2015 para 2016, o crescimento foi de
9%, passando de 152 milhões de aparelhos para 168 milhões. Até 2018, a
pesquisa apontou que esse número pode chegar a 236 milhões,ou seja, um
crescimento de 40%.
Com base nessas informações, Souza avalia que
a plataforma de transferência unipessoal vai ganhar força nos próximos
anos, porque os consumidores estão seguindo para esse caminho. Além
disso, o CEO reforça que existe um público enorme que precisa deste tipo
de serviço no Brasil. Por isso, o aplicativo entra no mercado com a
proposta de "deixar a carteira em casa" e "não se preocupar com o
troco", ajudando, assim, a aumentar a segurança dos usuários.
Comerciantes, prestadores de serviços e empreendedores individuais podem
cobrar seus clientes de forma eficiente, rápida e segura, sem
burocracia. Vale ressaltar, ainda, que o aplicativo é criptografado de
ponta a ponta.
"Estamos criando cases de sucesso com
profissionais liberais, como professores, psicólogos, pequenos
empreendedores, todos aqueles que têm muitos pagamentos e recebimentos
recorrentes, especialmente valores menores, ou que precisam gerar
boletos. As pessoas começaram a atender ao nosso chamado de um meio mais
simples de se relacionar com dinheiro e viram que a ideia está dando
certo. Ou seja: a nossa plataforma, em tese, não é feita para quem está
muito bem atendido; ela é feita justamente para quem tem dificuldade de
acesso a outros meios, como o bancário. Ai é que entrou o Opa!", avalia o
CEO.
Empresas
Mas engana-se quem pensa que a
empresa está focada somente em atingir esse público de micro e pequenas
empresas ou profissionais liberais. Eles estão de olho também nos
"jovens digitais" e têm a audaciosa proposta de decretar o fim do "te
pago depois" ou do "não tenho dinheiro trocado", já que o aplicativo é
ideal para dividir a conta do churrasco, a gasolina da viagem ou aquela
compra para uma viagem entre os amigos.
"No churrasco dos amigos, sempre acontece a divisão das despesas.
Quando a conta dá R$ 27,00, quase ninguém tem dinheiro trocado. Alguém
vai dar R$ 30,00, um vai ficar devendo, o outro vai prometer fazer
transferência no dia seguinte e assim por diante. Aquele que fez a
transferência, segundo nossas pesquisas, gastou entre R$ 7,00 e R$ 12,00
para isso. Quase 20% do total de despesa é o custo do serviço bancário.
Com o Opa!, todos poderiam ser cobrados pelo aplicativo e ninguém
pagaria tarifa, visto que são pessoas físicas. Esse é um dos nichos que
queremos atingir", destaca Souza.
Em breve, junto com o
lançamento oficial do aplicativo, a Avant vai lançar também o cartão
plástico do aplicativo, que servirá como um cartão de crédito pré-pago. O
objetivo da empresa com essa ação é atender ao público que está
"desbancarizado". Segundo Eduardo Leite, diretor da Avant, a grande
dificuldade para garantir um maior alcance para o aplicativo nos
estabelecimentos comerciais é cadastrar milhares de pontos ao mesmo
tempo.
"Com o cartão, a plataforma terá uma bandeira que já tem milhares de
pontos cadastrados e essa bandeira passa a ser o veículo para chegarmos
nesses lugares. O usuário pode adquirir o cartão pré-pago. A partir do
momento que ele creditou a conta virtual, poderá usar o valor tanto no
cartão, quanto no aplicativo", explica. Depois do lançamento do cartão
plástico, a expectativa da empresa é chegar a 66 mil clientes em 12
meses e atingir um milhão de pessoas em cinco anos.
"Chegamos
a mais de 10 mil usuários sem nenhuma divulgação. A transformação
digital, assim como a busca pela mobilidade, vai fazer com que os
dispositivos móveis tornem-se cada vez mais populares para esse tipo de
transação, e estamos lançando uma ferramenta para aproveitar esta
oportunidade", comenta Leite. O Opa! tem duas funções básicas: pagar ou
cobrar.
Para creditar um valor na plataforma, o usuário pode escolher fazer
uma transferência bancária, que é grátis; boleto bancário, que tem uma
taxa de R$ 2,49 do custo de emissão; ou permitir uma cobrança via cartão
de crédito, com a taxa de 4,99%. Dessa forma, o dinheiro ficará
disponível para que ele possa fazer pagamentos a seus amigos ou a
estabelecimentos que aceitem a ferramenta. Para fazer uma retirada de
dinheiro para qualquer conta corrente da titularidade do usuário, o
custo é de R$ 0,99 por transferência.
Na hora de fazer uma
cobrança, para garantir a facilidade da transação, existem também três
diferentes formas. A primeira é solicitando o dinheiro quando o contato
da pessoa já está salvo na agenda telefônica. A segunda opção é gerar um
Código Opa!, que é um QR Code, e esse QR Code pode ser "lido" por outro
smartphone através do aplicativo. Por fim, o usuário pode emitir um
boleto. Nas duas primeiras opções, é possível concluir a operação no
mesmo momento e o saldo passa para a conta do cobrador imediatamente. Já
na opção do boleto bancário, há um custo de R$2,49 e o valor referente à
cobrança ficará disponível na conta Opa! em até dois dias úteis após o
pagamento.
Além do Opa! para pessoas físicas, a Avant lançou
também a versão profissional, o Opa! Pro. Esta é uma solução para micro e
pequenas empresas receberem os pagamentos de seus clientes que também
possuem o aplicativo em seus smartphones e tablets. O principal objetivo
da versão é ser uma opção com melhor custo do que as famosas
maquininhas de cartão, sem nenhuma tarifa de adesão.
Para cobrar o cliente, o empresário pode gerar o Código Opa! ou
emitir um boleto (também com custo de R$ 2,49 por boleto liquidado). O
estabelecimento que receber os pagamentos através de Código Opa! terá os
valores disponíveis em sua conta Opa! instantaneamente após a
efetivação da transação. Ao optar pelo boleto bancário, o valor será
creditado em até dois dias úteis após a liquidação.
Na versão
profissional, quando houver a necessidade de transferir o saldo do Opa!
para uma conta bancária da empresa (sempre de mesma titularidade, a
conta deve ser do mesmo CNPJ do cadastro no aplicativo), basta solicitar
um saque e, mediante uma taxa de 2,5%, o dinheiro estarádisponível na
conta bancária em até dois dias úteis.