A General Motors anunciou nesta segunda-feira (10) que
o novo Cadillac CT6 vai incluir uma função “Super Cruise”, descrita
pela companhia como a “primeira tecnologia de direção sem as mãos para
as estradas”. A tecnologia é similar ao Autopilot da Tesla, que deixa as
pessoas tirarem suas mãos do volante quando estão dirigindo em cenários
de estradas. Mas esse tipo de capacidade de ajuda na direção ainda é
novo e está em uma área incerta legalmente se estiver envolvida em um
acidente.
Super Cruise, assim como o notório sistema de piloto automático da
Tesla Motor, também toma o controle do carro nas estradas. Os dois
sistemas se especializam em manter os veículos na pista correta e
adaptam sua velocidade de acordo com o tráfego em volta, limites de
velocidade e outros detalhes do ambiente.
Quando o piloto automático da Tesla se envolveu em várias batidas de carro fatais no
ano passado, no entanto, ele levantou muitas questões sobre a segurança
da função e sobre quem é legalmente culpável se um carro controlado por
um computador bater. Apesar do possível campo minado da estrada à sua
frente, a Cadillac está seguindo adiante com seus planos de lançar um
produto competitivo com grandes promessas de segurança.
A empresa diz que
a função só estará disponível em algumas configurações, especificamente
“estradas divididas, de acesso limitado” com rampas de entrada e saída
evidentes. O sistema vai usar câmeras com luzes infravermelhas dentro da
direção para rastrear a posição da cabeça do usuário, aparentemente
assegurando que ele esteja prestando atenção enquanto o sistema de
assistência ao motorista estiver ligado.
O sistema também vai avisar os motoristas através de um sistema de
iluminação na direção se notar que o motorista não está prestando
atenção à estrada. A Cadillac também diz que existe uma medida de seguro
contra falhas que vai fazer o veículo entrar em uma “parada controlada”
se o motorista não responder adequadamente aos alertas.
Diferentemente do Autopilot da Tesla, a GM também irá utilizar
informações LiDAR para ajudar seus carros a dirigirem seguramente. O
sistema LiDAR é usado na maioria dos carros auto-pilotados, mas
fabricantes de carros mais populares evitaram o sistema já que seus
componentes são caros e esteticamente feios. A Cadillac teve uma solução
interessante para essa questão ao usar uma frota de carros rastreadores
LiDAR que vão mandar as informações para os veículos Super Cruise em
atualizações através do ar.
No entanto, o anúncio da GM chegou junto com um ano repleto de
controvérsias para a Tesla Motors, que tem lutado para defender seu uso
do nome “Autopilot” depois do dispositivo ter se envolvido em diversas
batidas fatais recentemente.
No ano passado, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia propôs regulamentações
que proibiriam a Tesla de usar o nome Autopilot para fazer a propaganda
de seus veículos. Os regulamentadores acreditam que o nome Autopilot
implicava que os motoristas não tinham responsabilidade para manter suas
mãos no volante ou seus olhos na estrada.
Como o Los Angeles Times noticiou em novembro, os advogados dos consumidores concordaram.
John M. Simpson, diretor de política de privacidade do Consumer
Watchdog, defendeu que “as autoridades deveriam fazer uma
regulamentação, protegendo os consumidores de propagandas enganosas que
lhes dão uma impressão perigosa, e às vezes fatal, de que um carro é
mais capaz de se auto-dirigir do que é o caso”.
Em setembro, mais questões se levantaram quando a Mobileye, uma
companhia que ajudou a construir os sistemas de assistência de direção
do Autopilot da Tesla, acabou sua parceria com a empresa porque disse que a companhia estava “forçando a barra em termos de segurança”.
A decisão da Cadillac de fazer propaganda do Super Cruise como um
sistema “sem as mãos” pode muito bem encorajar os motoristas a
praticarem atividades temerárias enquanto dirigem incluindo mandar
mensagens de texto, ver filmes ou até mesmo fazer algo idiota como tirar
um cochilo. E, como aprendemos muito bem, os motoristas geralmente são
ansiosos em mostrar as novas tecnologias em seus brinquedinhos caros.
Ainda é muito cedo para dizer se o novo sistema Super Cruise da Cadillac
vai encontrar os mesmos tipos de problemas legais que a Tesla, mas é
fácil enxergar como os motoristas podem interpretar mal as capacidades
deste produto.
Fonte: Uol